Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T11:13:31Z-
dc.date.available2024-07-05T11:13:31Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32109-
dc.descriptionSOUSA, Maria Eduarda da Silva. O texto poético na sala de aula e o letramento literário: uma proposta de abordagem para o ensino de poesia a partir da sequência básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA poesia na sala de aula no processo de formação de leitores é um gênero textual literário que muito pode contribuir para o desenvolvimento social, intelectual, crítico e reflexivo dos alunos. Nesse sentido, o texto literário, quando utilizado no contexto das aulas de literatura, associado ao propósito de trabalhar o letramento literário, proporciona um processo de ensino e aprendizagem significativo e enriquecedor. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar e adaptar o método da sequência básica, para a elaboração de uma proposta de abordagem, mediante o uso de antologias de poemas, com o intuito de nortear a leitura de poesias nas aulas de Literatura, da 1ª série do ensino médio. Destarte, para a elaboração dessa proposta pedagógica, nosso estudo centrou-se na perspectiva teórica de Cosson (2009) e nas perspectivas de Sorrenti (2009), Solé (2015) e Pinheiro (2018), referentes ao letramento, a leitura e a poesia no contexto escolar. Os nossos resultados apontam para a importância da leitura de poesia na escola e a sinalização de que o espaço para trabalhá-la ainda é pouco no que tange a realidade das salas de aula brasileiras. Também observamos que grande parte dos docentes tem centrado suas práticas de ensino no campo da gramática. Tais fenômenos facultam em dificuldades, por parte dos alunos, a lerem e compreenderem os sentidos que esses textos expressam e trazem para eles, visto que as explorações costumam ser voltadas para normas gramaticais. Outro fator obtido nessa pesquisa é a necessidade da demanda de planejamentos e estratégias que permitam que o ensino de leitura literária ocorra de forma propícia, para isso, pensamos em uma sequência de aulas que contribua para que o docente possa conduzir o processo de letramento literário mediante a sequência básica. Portanto, nossa proposta insere-se como sendo possível de ser levada e executada em sala de aula, podendo ser implementada nas escolas para trabalhar o letramento mediante antologias de poesia, proporcionando aos alunos, tais benefícios: autonomia, compreensão, construção de diálogos e posicionamentos diante de leituras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jeferson Silva da Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.subjectsequência básicapt_BR
dc.titleO texto poético na sala de aula e o letramento literário: uma proposta de abordagem para o ensino de poesia a partir da sequência básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda da Silva SousaPDF - Maria Eduarda da Silva Sousa1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito442.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.