Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lidianne Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:13:05Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:13:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32122 | - |
dc.description | SILVA, L. R. da. Ensino de língua inglesa e os multiletramentos: um estudo de caso em contexto de estágio supervisionado. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a prática do ensino de Língua Inglesa voltado para Pedagogia dos Multiletramentos. O objetivo geral desta investigação é investigar como ocorre a utilização dos recursos semióticos e multimodais na produção dos referidos planos de aula, destacando a importância de abordagens pedagógicas que considerem a comunicação multimodal na sociedade contemporânea. Assim sendo, temos como objetivos específicos (i) discutir como esses recursos multimodais influenciam no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; (ii) analisar os resultados do uso dos recursos multisemioticos, nas atividades selecionadas, em relação aos desafios e contribuições no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Diante disso, no aporte teórico apresentamos a evolução dos letramentos no contexto da comunicação multimodal, a Pedagogia dos Multiletramentos e a importância da análise e descrição de recursos multimodais na prática educativa. Utilizamos Molinari e Scalabrin (2013), Pimenta e Lima (2006), Freire (1996), Mello (1999), Figueiredo (2019), Duboc (2015), Kalantzis et. al. (2020), Schöniger et. al. (2016), Dionísio (2014), Santaella (1983) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Ao que diz respeito aos termos metodológicos, esta pesquisa é interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas para abordar o fenômeno em questão; interpretativista, pois se baseia na compreensão dos significados subjacentes às ações dos participantes; de abordagem qualitativa sem ser quantificável; com caráter descritivo que busca entender o fenômeno estudado, e de procedimentos de Estudo de Caso que envolve a investigação aprofundada de um caso específico (Moita Lopes, 2006; Andrade e Tanaka (2001); Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2014; Moreira, 2006; Godoy, 1995). Como resultados da investigação, concluímos que devemos repensar as abordagens que adotamos em nossas práticas educativas, com base nas teorias dos multiletramentos e na teoria sociocultural. Por muitas vezes se torna evidente que não consideramos todos os aspectos destacados por essas teorias em nossos planejamentos, resultando em uma abordagem superficial em nossas aulas, uma vez que temos nas atividades maior ênfase na gramática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Francisco Gabriel Cordeiro da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua inglesa e os multiletramentos: um estudo de caso em contexto de estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito..pdf | Termo de depósito | 500.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Lidianne Rodrigues da Silva.pdf | PDF - Lidianne Rodrigues da Silva | 2.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.