Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Géssica Ligia Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:18:05Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:18:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32125 | - |
dc.description | SOUSA, G. L. A. de. A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA vem crescendo significativamente nas escolas comuns, seja da rede pública ou privada. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi analisar os desafios de professoras da educação infantil no processo de inclusão escolar de crianças com TEA. Desenvolvemos uma pesquisa do tipo quati-qualitativa, utilizando como instrumento metodológico um questionário. Participaram deste estudo 17 professoras de uma escola da rede de ensino privada, em Campina Grande, PB. O questionário foi aplicado em abril de 2024. Os dados demonstraram que as professoras se sentem inseguras muitas vezes na inclusão das crianças com TEA, devido a falta de apoio e políticas públicas direcionadas ao processo de inclusão escolar, bem como um melhor conhecimento sobre as legislações. Mas demonstraram um avanço em relação ao tema e que possuem ciência de que é necessária formação adequada para tal. Concluímos que o papel do professor nesse processo de inclusão é fundamental, que seu olhar sensível sobre a criança com TEA, para perceber suas habilidades e competências, não apenas suas limitações, e o seu preparo, dependerá muito também da convivência com a mesma e dos cursos de formação na área, bem como da vontade de aprender e fazer a diferença nesse mundo que não está preparado para as diversidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito GESSICA LIGIA ARAUJO DE SOUSA (1).pdf | Termo de depósito | 241.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- GESSICA LIGIA ARAUJO DE SOUSA..pdf | PDF - Gessica Ligia Araujo de Sousa | 571.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.