Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32130
Título: Uma crítica à medicina tradicional na cidade de Juazeirinho - PB: os saberes e a influência das rezadeiras
Autor(es): Lima, Fabrício
Palavras-chave: Rezadeiras
Medicina tradicional
História local
Saúde pública
Juazeirinho - Paraíba
Data do documento: 14-Jun-2024
Resumo: O estudo tem como objetivo explorar o trabalho das rezadeiras no contexto da falta de serviços adequados à saúde no município de Juazeirinho - PB, de 1996 a 2020. Apesar disso, também consideramos essas mulheres como expressão das dimensões culturais e sociais presentes na busca pelo bem-estar da comunidade local. Por isso, entendemos aqui que os desafios enfrentados pelo sistema de saúde local e as práticas das rezadeiras se entrelaçam com as realidades vividas pela população. A importância de uma abordagem crítica para compreender os obstáculos à implementação eficaz das políticas públicas de saúde no município, impacta significativamente na qualidade de vida da população. Para tanto, o estudo baseia-se em um diálogo que incorpora contribuições de autores como Soares Júnior (2021), Oliveira (1985) e Portelli (1998), oferecendo uma perspectiva sobre as histórias da medicina, as práticas das rezadeiras, a história local e suas representações.
Descrição: LIMA, F. Uma crítica à medicina tradicional na cidade de Juazeirinho - PB: os saberes e a influência das rezadeiras. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32130
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
declaração.pdfTermo de depósito516 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
FABRÍCIO LIMA .pdfPDF - Fabrício Lima1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.