Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guabiraba, Damiana Miriane Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:40:45Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.152 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32137 | - |
dc.description | DAMIANA, M. N. G. Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios encontrados perante o diagnóstico e as intervenções, bem como seu impacto na atuação do pedagogo. Reconhecendo a importância do monitoramento do progresso escolar, especialmente quando as crianças apresentam dificuldades em relação ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Uma vez identificadas as dificuldades, é essencial que as crianças recebam diagnóstico e intervenções personalizadas, requerendo a atuação do pedagogo e de toda uma equipe multidisciplinar, se necessário, cujo objetivo é fornecer suporte e recursos adaptados às suas necessidades, com o intuito de promover um impacto positivo em seu processo de aprendizagem. Como embasamento teórico, foram utilizadas as reflexões de diversos autores de suma importância para a área da educação, como Vygotsky (1978), Bossa (1994, 2000), Cypel (2007), Bayer (2006), Piaget (1971), Fonseca (2007), entre outros, além do manual DSM-IV (1994) e DSM-5 (2022). O relato foi elaborado com base em obras literárias e análise de casos. Como resultados gerais, apresentam-se reflexões significativas sobre o favorecimento do diagnóstico precoce e sua potencialização e eficácia nas condições favoráveis para intervenções eficientes no processo de aprendizagem da criança, o que impacta diretamente na atuação do pedagogo de maneira positiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REVISADO - TCC Damiana Miriane Nogueira Guabiraba (003).pdf.pdf | PDF - Damiana Miriane Nogueira Guabiraba | 686.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito_ass.pdf | Termo de depósito | 163.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.