Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorato, Maiara da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T19:16:29Z-
dc.date.available2024-07-05T19:16:29Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32164-
dc.descriptionMorato, Maiara da Silva. Ensino de produtos notáveis: considerações epistemológicas e didáticas. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar as características epistemológicas e didáticas que envolvem o conceito de produtos notáveis como conteúdo do Ensino Fundamental. Inserido nas discussões da Didática da Matemática, o estudo se interessa pelos aspectos epistemológicos e didáticos do processo de transposição didática deste saber no Ensino Fundamental. Nossa questão norteadora buscou responder a seguinte pergunta: quais aspectos epistemológicos e didáticos envolvem o processo de transposição didática de produtos notáveis na álgebra escolar? Elegemos como conteúdo principal o caso do quadrado da soma de dois termos. Investigamos livros de referência utilizados na formação de professores para revelar aspectos epistemológicos, bem como a análise comparativa entre livros didáticos antes da Base Nacional Comum Curricular e após sua promulgação. Os resultados apontam que epistemologicamente os produtos notáveis estão ligados à combinação e ao triângulo de pascal. Além disso, após a promulgação da base nacional comum curricular, os produtos notáveis passaram a ser ensinados no 8º do Ensino Fundamental, embora somente a habilidade do 9º ano mencione o termo “produtos notáveis”, a análise preliminar indica ainda no Ensino Fundamental o principal contexto para apresentar o uso dos produtos notáveis é o geométrico, principalmente após a implantação dos parâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de produtos notáveis: considerações epistemológicas e didáticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito487.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Maiara da Silva Morato.pdfPDF - Maiara da Silva Morato1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.