Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morato, Maiara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T19:16:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T19:16:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32164 | - |
dc.description | Morato, Maiara da Silva. Ensino de produtos notáveis: considerações epistemológicas e didáticas. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho foi analisar as características epistemológicas e didáticas que envolvem o conceito de produtos notáveis como conteúdo do Ensino Fundamental. Inserido nas discussões da Didática da Matemática, o estudo se interessa pelos aspectos epistemológicos e didáticos do processo de transposição didática deste saber no Ensino Fundamental. Nossa questão norteadora buscou responder a seguinte pergunta: quais aspectos epistemológicos e didáticos envolvem o processo de transposição didática de produtos notáveis na álgebra escolar? Elegemos como conteúdo principal o caso do quadrado da soma de dois termos. Investigamos livros de referência utilizados na formação de professores para revelar aspectos epistemológicos, bem como a análise comparativa entre livros didáticos antes da Base Nacional Comum Curricular e após sua promulgação. Os resultados apontam que epistemologicamente os produtos notáveis estão ligados à combinação e ao triângulo de pascal. Além disso, após a promulgação da base nacional comum curricular, os produtos notáveis passaram a ser ensinados no 8º do Ensino Fundamental, embora somente a habilidade do 9º ano mencione o termo “produtos notáveis”, a análise preliminar indica ainda no Ensino Fundamental o principal contexto para apresentar o uso dos produtos notáveis é o geométrico, principalmente após a implantação dos parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Ensino de produtos notáveis: considerações epistemológicas e didáticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 487.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Maiara da Silva Morato.pdf | PDF - Maiara da Silva Morato | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.