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Título: Uma sequência didática sobre resíduos sólidos secos em uma escola pública do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Jeane Karla da
Palavras-chave: Reciclagem
Resíduos sólidos
Catadores de recicláveis
Ensino de ciências
Data do documento: 26-Jun-2024
Resumo: Estima-se que apenas quatro porcento dos resíduos sólidos produzidos no Brasil sejam reciclados. O objetivo desta pesquisa foi descrever o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática sobre reciclagem, planejada com a intenção de transformar e aprimorar algumas ideias prévias dos estudantes sobre a temática. Além disso, o estudo buscou verificar possíveis diferenças em relação à aprendizagem entre estudantes com vivência na temática, ou seja, com familiares catadores de recicláveis, e os que não têm essa experiência pessoal. A metodologia consistiu na aplicação de um pré e pós-teste, e o desenvolvimento de quatro aulas sequenciais sobre origem, tempo de decomposição, e o consumo consciente de materiais reciclágeis; sendo produzido recursos didáticos, como um jogo sobre coleta seletiva. As diferenças nas porcentagens de cada questão foram comparadas, antes e depois da aplicação da sequência didática, assim como o somatório da pontuação dos estudantes (escore). O aprendizado dos estudantes que tinham vivência pessoal com a reciclagem e os que não tinham também foi comparado. Foi realizada análise de normalidade dos escores e utilizados testes não-paramétricos na análise estatística. Os resultados mostraram diferenças significativas em algumas questões, indicando que a SD contribuiu para a aprendizagem dos estudantes, especialmente na compreensão sobre a produção de garrafas de plástico (p=0,000). Em relação à hipótese sobre as possíveis diferenças na aprendizagem entre estudantes com vivência na temática e os que não têm, as diferenças observadas foram significativas (p=0,001), indicando mais aprendizagem quando os estudantes tinham familiares catadores de recicláveis. Isso reforça a importância das abordagens educacionais que fazem o levantamento prévio dos estudantes para planejamento das atividades didáticas com problematizações e contextualizações que interessem aos estudantes. Ao reconhecer os conhecimentos, práticas e experiências cotidianas dos estudantes, é possível refletir sobre a abordagem do conteúdo que se alinhe mais às necessidades da comunidade.
Descrição: SILVA, J. K. da. Uma sequência didática sobre resíduos sólidos secos em uma escola pública do ensino fundamental. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32178
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