Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3218
Título: O resumo em periódicos qualificados pela CAPES: representação da escrita acadêmica de divulgação científica
Autor(es): Silva, Alessandra Souza
Palavras-chave: Pesquisa Científica
Resumo
Periódico
Divulgação Científica
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: A publicação dos resultados de pesquisas científicas em revistas, sobretudo as de meio eletrônico, tem se tornado cada vez mais comum, visto que essa forma de divulgação se apresenta de maneira rápida e prática às pessoas de todo o mundo, proporcionando uma maior disseminação do conhecimento científico, pela divulgação dos estudos realizados em âmbito acadêmico. Diante disso, decorre que ter um trabalho publicado em revistas científicas não é uma tarefa simples, principalmente se o periódico estiver inserido na lista de revistas com Qualis da CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior), fator que aumenta o rigor da avaliação para aprovação do trabalho. Sabemos que o primeiro vínculo entre o autor e o leitor dos artigos publicados pelo periódico avaliado pela CAPES se dá através do resumo, sendo a sua apresentação textual uma possibilidade de visualização do texto em sua completude e, consequentemente, uma amostra para a nossa pesquisa do tipo de material apresentado e aprovado pelo conselho editorial da revista que carrega o selo Qualis. Partimos do pressuposto de que o resumo científico ainda é um gênero bastante confundido com os demais tipos de resumo que circulam na sociedade e na escola, inclusive concorrendo sentido com a expressão resenha, gênero textual bastante utilizado na escola e na academia, que também ocupa espaço de destaque em periódicos examinados. Dessa forma, enfatizamos que a escrita de resumos é imprescindível para a divulgação de pesquisas científicas, além de ser recurso já utilizado como elo entre leitura e escrita, no processo de letramento escolar. Por essa razão, buscamos através desse estudo documental, composto por uma seleta de 13 resumos de revistas da área de Ciências Sociais, analisar a produção textual e discursiva na amostra selecionada, bem como fomentar uma reflexão em prol do aperfeiçoamento da escrita acadêmica. Para tanto, buscamos suporte nos referenciais de Marcuschi (2008a; 2008b), Antunes (2005), Pereira (2010), Severino (2007), Biasi-Rodrigues (2009), Hartmann & Santarosa (2011), Azevedo & Paviani (2010) entre outros estudiosos que se interessam pela problemática da arquitetura dos gêneros textuais, com ênfase na escrita de divulgação científica.
Descrição: Silva, A. S. O resumo em periódicos qualificados pela CAPES: representação da escrita acadêmica de divulgação científica. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3218
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Souza Silva.pdfAlessandra Souza Silva3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.