Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32247
Título: Bioprospecção de bactérias para o controle da podridão seca (Fusarium sp.) em batateira.
Autor(es): Pereira, João Vitor da Silva
Palavras-chave: Pseudomonas
Controle biológico
Actinobactérias
Solanum tuberosum
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: A batata (Solanum tuberosum L.) é uma das culturas alimentares mais consumidas em todo o mundo, ficando em terceiro lugar no ranking global. É também a primeira commodity não grão. Embora a forma convencional de produção de batata ainda predomine no Brasil, a agricultura orgânica tem conquistado um espaço cada vez maior. No entanto, a batateira é muito suscetível a diversas doenças, que podem ser causadas por vários fitopatógenos e por distúrbios fisiológicos abióticos, o que dificulta o manejo orgânico. Dentre as doenças que incidem sobre a cultura da batata, a podridão seca causada por Fusarium spp. tem elevada importância. O controle biológico da podridão seca por meio da utilização de rizobactérias é uma medida promissora, podendo ser utilizada em sistemas de produção orgânicos e convencionais. Bactérias do gênero Bacillus, Pseudomonas. e actinobactérias são as principais utilizadas no controle de doenças de plantas. O objetivo do trabalho foi isolar bactérias associadas a solos de cultivo de batateira agroecológica do gênero Pseudomonas. e actinobactérias e avaliar a capacidade de antibiose de Bacillus spp., Pseudomonas spp. e actinobactérias a Fusarium sp., isolado de batata semente agroecológica com sintomas de podridão seca. Para isto foram realizadas técnicas de isolamentos de bactérias em meio seletivo para Pseudomonas spp. e para actinobactérias, testes de patogenicidade seguindo as etapas do postulado de Koch que consistiu na sequência de procedimentos utilizados para estabelecer a relação causal entre o micro-organismo e a doença e teste de antagonismo in vitro para avaliar a capacidade antagônica das bactérias quanto ao fitopatógeno. Cinco isolados de Fusarium spp. foram obtidos em batatas com sintomas de podridão seca. Foram isoladas 8 bactérias em meio seletivo para Pseudomonas e 6 actinobactérias. Não foi observado antagonismo entre Pseudomonas spp. e as actinobacterias a Fusarium sp. Dentre os 15 isolados de Bacillus spp. testados, o isolado CFB 046 inibiu o crescimento de Fusarium sp. Conclui-se que o isolado de CFB 046 é um potencial agente de controle biológico da podridão seca causada por Fusarium sp.
Descrição: PEREIRA, João Vitor da silva. Bioprospecção de bactérias para o controle da podridão seca (Fusarium sp.) em batateira.2023.28f. Trabalho de conclusão de curso (Agroecologia)-Universidade estadual da Paraíba, Lagoa Seca, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32247
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-João Vitor da Silva Pereira.pdfTcc-João Vitor da Silva Pereira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito274.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.