Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3227
Título: História e cinema: das intencionalidades à construção de estereótipos nos épicos de Ridley Scott
Autor(es): Cantalice, Marizélia Gomes de
Palavras-chave: Cinema
História
herói
Estereótipos
Intencionalidades
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a relação cinema-história refletindo sobre as intencionalidades e a construção de estereótipos a partir do discurso cinematográfico nos épicos de Ridley Scott. Faremos uma breve analise sobre a origem do cinema, discutindo sobre as primeiras invenções. Traremos uma discussão sobre as representações do cinema na história e da história no cinema, chamando a atenção para a relevância da linguagem fílmica na construção dos discursos dicotômicos. Partiremos ainda do pressuposto que o mito do herói contribui de forma incisiva para a elaboração de discursos que colaborarão para construção dos estereótipos no que se refere à representação do passado nos filmes. Também discutiremos as intencionalidades de cada produção, chamando a atenção para o estilo do diretor Ridley Scott o qual lança mão da narrativa clássica, a qual é elaborada em torno da Jornada do Herói. Quanto à relação cinema-história estaremos dialogando com autores como Marc Ferro (2010), Robert Rosenstone (2010), e Jose D’Assunção Barros e Jorge Nóvoa (2008) que tratam sobre as representações sociais do cinema. A análise considera ainda a perspectiva teórica de Christopher Vogler (2006) que discute sobre a Jornada do Herói na narrativa fílmica a qual é tratada por Joseph Campbell no âmbito da mitologia. Os filmes que analisaremos serão: 1492: A Conquista do Paraíso, (1992), Gladiador (2000), Cruzada (2005) e Robin Hood (2010). Estes são narrativas clássicas que tem como centro da história a Jornada do Herói em volta do qual ocorre a trama da narrativa, fazendo com que seja construída no desenrolar do enredo a figura do herói e do vilão.
Descrição: Cantalice, M. G. de. História e cinema: das intencionalidades à construção de estereótipos nos épicos de Ridley Scott. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3227
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marizélia Gomes de Cantalice.pdfMarizélia Gomes de Cantalice889.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.