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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Cátia Jaqueline de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T13:59:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T13:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32273 | - |
dc.description | LIMA, C. J. A didatização de gêneros orais no ensino de língua(gens). 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigou como os gêneros orais estão sendo trabalhados no ensino de Língua Portuguesa e são apresentados nos materiais didáticos adotados pelas escolas públicas do Ensino Fundamental, anos finais, a fim de refletir a relevância da didatização dos gêneros orais nas aulas de língua(gem), buscando levar os discentes à compreensão das suas características e funções sociais. Para tanto, o estudo definiu como objetivo geral demonstrar que a oralidade é parte integrante do funcionamento da língua(gem), enquanto elemento indispensável e constituinte de cidadãos capazes de expressar-se adequadamente em qualquer que seja a situação comunicativa. Especificamente: i) analisar o que as bases legais dizem sobre o ensino da oralidade e confrontá-la com o trabalho realizado na escola; e ii) identificar como a oralidade é abordada no livro didático, no dizer e no agir docentes de profissionais que atuam com o ensino de língua(gens) no 9º ano do ensino fundamental. O estudo se fundamentou em documentos oficiais (Brasil, 1998; 2018) e em pesquisadores como Marcuschi (2005; 2007; 2010), Antunes (2003), Dolz; Schneuwly (2004), Rodrigues (2009; 2017), Rodrigues e Dantas (2015), entre outros. Pautado em uma abordagem qualitativa, analisou um corpus constituído através da observação de aulas, da aplicação de questionário e dos respectivos livros didáticos utilizados pelos colaboradores da pesquisa nas aulas de Língua Portuguesa. O trabalho proporcionou a reflexão pelo estudo da modalidade oral da Língua Portuguesa, além de viabilizar a abertura de um espaço para discutir a didatização dessa modalidade da língua(gem), sua relevância socioeducacional, bem como sua ausência na escola, o que denuncia uma formação e um agir docente deficitários. Outrossim, os resultados demonstraram que os livros didáticos examinados apresentam um trabalho ainda superficial com a modalidade oral da língua(gem) e os professores de Língua Portuguesa apresentam indícios de uma formação inicial limitada, fato que dificulta a realização de um trabalho com os gêneros orais mais elaborados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Linduarte Pereira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Didatização | pt_BR |
dc.subject | Gêneros orais | pt_BR |
dc.title | A didatização de gêneros orais no ensino de língua(gens) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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