Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Maria Sabrina Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T14:02:05Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T14:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-11 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32276 | - |
dc.description | ALVES, M. S. D. O ensino da linguagem de programação para aprendizagem de crianças dos anos iniciais. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é um estudo ancorado na abordagem qualitativa, do tipo exploratória, com características colaborativas, em que utilizamos a interface Code.org, através do movimento Hora do Código, em uma turma multi-seriada composta por estudantes do 2º e 3º dos anos iniciais, em uma escola pública na zona rural de Esperança-PB, ocorrendo no primeiro semestre de 2024, com a intervenção colaborativa nos dias 20 e 21 de maio. A integração da linguagem de programação para o ensino de crianças, por meio de jogos digitais e atividades desplugadas, visa desenvolver habilidades como raciocínio lógico, pensamento computacional e resolução de problemas. O objetivo geral da pesquisa reside em aplicar e analisar a linguagem de programação no processo de ensino e aprendizagem de crianças nos anos iniciais, através de jogos voltados para a programação, na intenção de promover o desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas. Neste sentido, apoiamo-nos nos estudos de Wing (2006), Ibiapina (2008), Papert (1994), Kenski (2003) e Brackmann (2017), dentre outros, para o embasamento da análise e coleta de dados aqui apresentados. Concluímos que o ensino de programação nos anos iniciais revela-se desafiador, porém essencial para o futuro das crianças, exigindo esforços conjuntos do governo e da sociedade para torná-lo acessível e atrativo. A pesquisa qualitativa destacou a necessidade de recursos tecnológicos adequados, apesar do comprometimento dos educadores. As atividades desenvolvidas evidenciaram inicialmente dificuldades, como a falta de eletrônicos funcionantes, mas demonstraram resultados positivos, ressaltando a importância da inovação e do dinamismo no ensino. Em suma, o ensino de programação com este grupo, nos apresentou tais aspectos, como desenvolver o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em grupo, mas também prepará-las para os desafios tecnológicos futuros, promovendo autonomia e protagonismo na relação de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de programação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | O ensino da linguagem de programação para aprendizagem de crianças dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Sabrina Dias Alves.docx.pdf | PDF - Maria Sabrina Dias Alves | 5.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 574.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.