Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mariana da Costa Sampaio e | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T14:09:41Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T14:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32278 | - |
dc.description | SILVA, M. C. S. A semiótica dos objetos não verbais em O lago dos cisnes. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo destaca o ballet de repertório, que tem como principal característica “transcrever” histórias em coreografias, como é o caso de O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1877), obra admirável pela sua excelência artística e de tradução/adaptação. Neste caso, propõe a análise do ballet na sua adaptação para o cinema, Cisne Negro, dirigido pelo norte-americano Darren Aronofsky (2010). Mediante o aporte teórico da Semiótica Antropológica (Rodrigues, 2011), analisa a narratividade constitutiva das performances presentes na dança que constitui a parte final do filme. Para tanto, busca compreender o processo gerador de efetivação dialógica do sentido, na tensão dialética vida x morte/bem x mal, a partir dos elementos de conteúdo e de expressão que tecem o texto (a dança/o espetáculo), em prol do entendimento da temática que estrutura o drama fílmico. Desse modo, parte da realização de um levantamento bibliográfico sobre o cenário sócio-histórico e cultural em que o ballet de repertório O Lago dos Cisnes está inserido, bem como do levantamento, do recorte e da análise do corpus proposto para o estudo. O aporte teórico metodológico da pesquisa sugere que o estudo da performance vise o corpo como uma instância viva (Zumthor, 1997; 2014), plural, discursivo e atualizador das vozes e escrituras (Rodrigues, 2011; 2017), capaz de se mover pela intenção de dizer, porque ao dançar o bailarino produz sentidos que tecem um texto-obra passível de leitura. Isto foi comprovado pelo estudo, uma vez que O Lago dos Cisnes, em sua adaptação/tradução intersemiótica intermidiática para o cinema (Cisne Negro), figurou como um enunciado-dança na cadeia polifônica do ballet de repertório. O estudo revelou ainda que a arte cinematográfica atualizou a representação das personagens do ballet para o cinema, seus dramas psicológicos, tencionando as categorias de análise “corpo e dança”, “físico e psicológico”, o que permitiu validar a ideia de corpo-signo, estabelecida por Bakhtin (1997), bem como o entendimento de que ao dançar o sujeito enuncia a si mesmo e revela múltiplas vozes que o constituem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Linduarte Pereira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Balé | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | A semiótica dos objetos não verbais em O lago dos cisnes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito - Mariana Sampaio.pdf | Termo de depósito | 431.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Mariana da Costa Sampaio e Silva (2).pdf | PDF - Mariana da Costa Sampaio e Silva | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.