Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henrique, Karolina de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T14:24:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T14:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286 | - |
dc.description | HENRIQUE, K. F. Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, realizado no Centro de Educação - Campus I, utilizou-se como objeto de estudo a relação entre aprendizagem e afetividade na Educação Infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi investigar como a implementação da afetividade na relação entre professor e aluno pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional da criança. Para isso, foram realizadas observações e práticas de atividades específicas na escola participante do programa, com uma turma do 1° ano do ensino fundamental da educação básica. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Durante as atividades, foram promovidas rodas de conversa, momentos de interação entre familiares, crianças e educadores, e a elaboração de textos com o objetivo de instigar o autoconhecimento emocional e fortalecer a conexão entre os participantes dessas práticas. Além disso, estas atividades serviram como meio de promover a interdisciplinaridade entre conteúdos escolares através de interações afetivas. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Vygotsky (2000, 2010), que abordam o desenvolvimento cognitivo, a afetividade e sua relação com a aprendizagem escolar. No que se refere à relação entre professor e aluno, foram considerados os pensamentos de Freire (1997, 2014). O resultado desta experiência foi a integração da formação socioemocional com a educação afetiva, proporcionando um ambiente acolhedor que fortalece os pontos de apoio e distribui reforços positivos na trajetória escolar da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica - PRP | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Karolina de Farias Henrique.pdf | PDF - Karolina de Farias Henrique | 7.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Karolina de Farias Henrique.pdf | Termo de depósito | 128.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.