Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHenrique, Karolina de Farias-
dc.date.accessioned2024-07-11T14:24:32Z-
dc.date.available2024-07-11T14:24:32Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286-
dc.descriptionHENRIQUE, K. F. Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, realizado no Centro de Educação - Campus I, utilizou-se como objeto de estudo a relação entre aprendizagem e afetividade na Educação Infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi investigar como a implementação da afetividade na relação entre professor e aluno pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional da criança. Para isso, foram realizadas observações e práticas de atividades específicas na escola participante do programa, com uma turma do 1° ano do ensino fundamental da educação básica. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Durante as atividades, foram promovidas rodas de conversa, momentos de interação entre familiares, crianças e educadores, e a elaboração de textos com o objetivo de instigar o autoconhecimento emocional e fortalecer a conexão entre os participantes dessas práticas. Além disso, estas atividades serviram como meio de promover a interdisciplinaridade entre conteúdos escolares através de interações afetivas. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Vygotsky (2000, 2010), que abordam o desenvolvimento cognitivo, a afetividade e sua relação com a aprendizagem escolar. No que se refere à relação entre professor e aluno, foram considerados os pensamentos de Freire (1997, 2014). O resultado desta experiência foi a integração da formação socioemocional com a educação afetiva, proporcionando um ambiente acolhedor que fortalece os pontos de apoio e distribui reforços positivos na trajetória escolar da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica - PRPpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEntre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagenspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karolina de Farias Henrique.pdfPDF - Karolina de Farias Henrique7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Karolina de Farias Henrique.pdfTermo de depósito128.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.