Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cléo de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-26T13:07:22Z | - |
dc.date.available | 2014-03-26T13:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 418.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3231 | - |
dc.description | Silva, C. de C. Formação de identidade presente nas capas da revista Veja: uma leitura interacionista voltada para a sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em presença das transformações contemporâneas inerentes ao sujeito e à sociedade no tocante à questão de formação de identidade e que é refletido na escola, o presente trabalho teve por objetivo interpretar a formação de identidade no gênero propaganda das capas da revista Veja por meio da teoria interacionista de leitura ascendente/descendente. Verificou-se que as marcas linguísticas e imagéticas no texto deixadas pelo formulador das capas possibilitam ao leitor (aluno) uma leitura crítica sem desrespeitar o seu conhecimento prévio. Para o desenvolvimento de tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica correspondente a formação de identidades tratadas por Hall (apud JUNIOR, 2013), Breinnesen e Tarini (2008) e sobre o modelo interacional de leitura contidos em Moita Lopes (1996) e (2013), Kleiman (2013) e aspectos correlacionados a linguagem. O trabalho com gêneros textuais que comportam a formação de identidade permite ao educador compreender a heterogeneidade em sala de aula, e, possibilita ao aluno caminhar com as transformações sociais sem cair no preconceito ou ficar a margem das evoluções globais que modificam o sujeito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura Ascendente | pt_BR |
dc.subject | Leitura Descendente | pt_BR |
dc.subject | Formação de Identidade | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.title | Formação de identidade presente nas capas da revista Veja: uma leitura interacionista voltada para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cléo de Carvalho Silva.pdf | Cléo de Carvalho Silva | 905.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.