Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cléo de Carvalho-
dc.date.accessioned2014-03-26T13:07:22Z-
dc.date.available2014-03-26T13:07:22Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.otherCDD 418.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3231-
dc.descriptionSilva, C. de C. Formação de identidade presente nas capas da revista Veja: uma leitura interacionista voltada para a sala de aula. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEm presença das transformações contemporâneas inerentes ao sujeito e à sociedade no tocante à questão de formação de identidade e que é refletido na escola, o presente trabalho teve por objetivo interpretar a formação de identidade no gênero propaganda das capas da revista Veja por meio da teoria interacionista de leitura ascendente/descendente. Verificou-se que as marcas linguísticas e imagéticas no texto deixadas pelo formulador das capas possibilitam ao leitor (aluno) uma leitura crítica sem desrespeitar o seu conhecimento prévio. Para o desenvolvimento de tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica correspondente a formação de identidades tratadas por Hall (apud JUNIOR, 2013), Breinnesen e Tarini (2008) e sobre o modelo interacional de leitura contidos em Moita Lopes (1996) e (2013), Kleiman (2013) e aspectos correlacionados a linguagem. O trabalho com gêneros textuais que comportam a formação de identidade permite ao educador compreender a heterogeneidade em sala de aula, e, possibilita ao aluno caminhar com as transformações sociais sem cair no preconceito ou ficar a margem das evoluções globais que modificam o sujeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitura Ascendentept_BR
dc.subjectLeitura Descendentept_BR
dc.subjectFormação de Identidadept_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleFormação de identidade presente nas capas da revista Veja: uma leitura interacionista voltada para a sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cléo de Carvalho Silva.pdfCléo de Carvalho Silva905.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.