Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32370
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Maria Ivaneide | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:39:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:39:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32370 | - |
dc.description | CORDEIRO, M. I. Práticas pedagógicas em instituições de educação infantil: o processo de implementação curricular em um município do cariri paraibano. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou investigar o processo de implementação do currículo da educação infantil do município Barra de Santana, PB. Tendo como objetivos específicos: compreender as concepções de currículo das docentes que atuam nas instituições de educação infantil; identificar em quais documentos normativos oficiais, as práticas curriculares das professoras estão ancoradas; compreender quais sentidos as professoras constroem sobre o currículo prescrito/oficial. É uma pesquisa de vertente quantiqualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas, com 16 profissionais que atuam na educação infantil. A partir dos dados analisados concluímos, que a implementação do currículo da educação infantil no município pesquisado reproduz, em grande medida, os documentos oficiais, sobretudo a BNCC e as professoras, quase sempre, executam o que está posto nestes documentos prescritos, restando-lhes poucas oportunidades para refletirem sobre suas práticas tornando-se, até certo ponto, alienadas do processo. Dentre as professoras entrevistadas, poucas exercem relativa autonomia, pois o trabalho é controlado/ supervisionado por terceiros, negando-se, geralmente, a estas profissionais o papel primordial de refletir sobre a prática, para transformá-la partindo dos reais interesses e saberes das crianças e relacionando-os com os conhecimentos produzidos historicamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas em instituições de educação infantil: o processo de implementação curricular em um município do cariri paraibano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Ivaneide Cordeiro 2024.1 UEPB. V. completa.pdf | PDF - Maria Ivaneide Cordeiro | 553.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito Maria Ivaneide Cordeiro 2024.1.pdf | Termo de depósito | 314.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.