Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Angela Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:58:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:58:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32377 | - |
dc.description | ANDRADE, A. S. Explorando os potenciais pedagógicos do aplicativo Tandem para o ensino de língua inglesa a partir de uma proposta didática. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino tradicional de inglês nas escolas pode ser visto muitas vezes como algo enfadonho ou monótono, entretanto, com a disseminação das ferramentas tecnológicas e o uso crescente do celular, surgiu a possibilidade de aprimoramento das habilidades por meio de aplicativos. Os ditos nativos digitais, familiarizados com essas tecnologias, mostram receptividade ao integrá-las tanto no cotidiano quanto no ambiente educacional. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma o aplicativo Tandem pode ser utilizado em aulas de LI a partir de uma proposta didática. Durante a análise de aplicativos, observou-se que o Duolingo, por exemplo, utiliza uma plataforma gamificada, segmentada em unidades temáticas que abordam diversas habilidades linguísticas em contextos específicos. Por outro lado, o Tandem possibilita interações diretas com falantes nativos de inglês ou em situações autênticas, em um contexto English as a Second Language (ESL) ou English as a Foreign Language (EFL). Esta escolha foi motivada pela necessidade de fomentar interações genuínas e significativas no processo de aprendizagem da língua, transcendendo o ambiente tradicional de sala de aula por meio de conexões e interações via celular. Para embasar os argumentos apresentados, os principais teóricos apresentados foram: Vygotsky (1986), que destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo, enquanto Costa (2007a, p. 274), onde enfatiza métodos de ensino inovadores e interativos. Eisenberg (2007) defende o Mobile Learning como facilitador da educação flexível e contínua, enquanto Siemens (2007) introduz o conceito de Conectivismo, promovendo a aprendizagem através de criação de laços e tecnológicas com outras pessoas. Pardede (2020) salienta as habilidades essenciais do século XXI, que são: comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. Por fim, Ellis (2003) ressalta a motivação como catalisadora do aprendizado de uma segunda língua.A revisão bibliográfica enfatizou a importância de ferramentas que promovem o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de habilidades cognitivas através de experiências educacionais diversificadas. Após avaliar suas funcionalidades, o aplicativo Tandem revelou-se capaz de proporcionar interações autênticas com falantes nativos, o que pode significativamente aumentar o engajamento dos alunos no ensino de inglês. Propõe-se então um plano de aula que integra o Tandem, tanto dentro quanto fora da sala de aula, como uma ferramenta motivadora e eficaz para o aprendizado da língua. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Jéssica Thaiany Silva Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicações - TICs | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Explorando os potenciais pedagógicos do aplicativo Tandem para o ensino de língua inglesa a partir de uma proposta didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final.pdf | PDF - Angela Silva Andrade | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito (1) - salvo.pdf | Termo de depósito | 185.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.