Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Emanuel Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2024-07-19T18:23:30Z-
dc.date.available2024-07-19T18:23:30Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32403-
dc.descriptionSANTOS, Emanuel Rodrigues dos. Metodologias ativas no Ensino De Matemática : O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO desafio de ensinar matemática tem se mostrado constante, e cada período histórico revela suas dificuldades. Dificuldades essas, que, no momento contemporâneo pode estar centrada no impacto das tecnologias. Tendo em vista essas adversidades, surgiu a necessidade de se voltar o olhar para a formação inicial dos professores. Assim, foi desenvolvida Na Universidade Estadual Da Paraíba em Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção voltada para encontrar possíveis alternativas que contribuiriam para o ensino no contexto desenhado. Fundamentou-se através de perguntas que buscavam entender se havia evidências da presença das Metodologias Ativas na graduação. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário, com 42 estudantes de graduação em matemática a partir do 5 período, onde o objetivo central foi investigar e identificar essas metodologias na graduação, bem como a importância desse tema nas perspectivas na visão dos licenciandos. Partindo desse pressuposto, buscou-se (I) analisar o nível de conhecimento dos estudantes em relação às metodologias ativas; (II) investigar a percepção dos discentes sobre a relevância das metodologias ativas para sua formação como futuros professores de matemática; (III) avaliar a demanda e a necessidade percebida pelos discentes por um aprofundamento nas metodologias ativas durante sua formação docente. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de as Metodologias Ativas estarem presentes, existia uma carência de aprofundamento, visto que não havia, por exemplo, a presença de uma disciplina com essa temática na grade curricular, deixando esse contato acontecer de forma indireta e sem uma constância.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleMetodologias ativas no Ensino De Matemática: O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emanuel Rodrigues Dos Santos.pdfTCC - Emanuel Rodrigues Dos Santos786.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito264.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.