Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32432
Título: Relação entre jogos eletrônicos e ansiedade entre jovens universitários: uma revisão da literatura.
Autor(es): Brito, Weslley Porto
Palavras-chave: Ansiedade
Saúde mental
Videogames
Data do documento: 12-Jun-2024
Resumo: O estudo trata-se de uma revisão da literatura que investiga a relação entre o uso de videogames por jovens/adultos e sua saúde mental, especialmente no que diz respeito à ansiedade. Enquanto muitos estudos destacam os benefícios dos videogames na redução da ansiedade, como evidenciado em jogos populares como Bejeweled 2 e Tetris, também alertam para os riscos do uso excessivo, incluindo aumento da ansiedade, isolamento social e baixo desempenho acadêmico. Os homens são os principais usuários, dedicando em média de uma a cinco horas semanais aos jogos. Os Exergames, que envolvem atividade física, também mostraram potencial na redução da ansiedade. Gêneros como ação, RPG e aventura são os mais relevantes nesse contexto. A Video Game Therapy (VGT) surge como uma ferramenta promissora para explorar emoções e processar traumas, especialmente em pacientes jovens ou com transtornos mentais. No entanto, são necessárias mais pesquisas, incluindo ensaios clínicos de alta qualidade, para compreender melhor os efeitos dos jogos, especialmente os AAA, que têm grande impacto no mercado.
Descrição: BRITO, Weslley Porto. Relação entre jogos eletrônicos e ansiedade entre jovens universitários: uma revisão da literatura. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32432
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weslley Porto Brito.pdfTCC - Weslley Porto Brito493.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito92.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.