Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Mikelle Deyse de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T13:55:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T13:55:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456 | - |
dc.description | VASCONCELOS, M. D. O uso do material dourado nos anos iniciais: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva refletir sobre a contribuição da mediação pedagógica do material dourado, de Maria Montessori, no ensino dos algoritmos da subtração e da adição com reagrupamento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da situação da não aprendizagem das quatros operações fundamentais. O interesse por esse estudo partiu de um quadro de observações no decorrer do Curso de Pedagogia, a partir da disciplina de Matemática ao qual vivenciamos a pandemia do COVID- 19 e não pudemos observar como poderíamos facilitar a aprendizagem e também nos mais diversos componentes curriculares já cursados, do debate sobre os desafios de ensinar e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes nas operações fundamentais, citadas anteriormente. Este trabalho encontra-se estruturado nas seguintes etapas: primeiramente, discute a importância das contribuições de Maria Montessori para o Ensino da Matemática; segundo, discorre a respeito do Material Dourado como recurso didático facilitador de conceitos matemáticos, enfatizando a importância da utilização de materiais didáticos adequados para promover uma aprendizagem significativa e duradoura, partindo da contribuição de Maria Montessori, a qual será comentada na parte seguinte. Os resultados da pesquisa, apontam para a valorização por parte do(a) professor(a) do uso do material dourado no processo de aprendizagem das crianças. As contribuições advindas deste estudo para o campo da formação docente reside no fato de tal material reunir possibilidades concretas para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos fundamentais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. No geral, conclui-se que o uso do material dourado é um recurso didático que pode ser ressignificado nas práticas educativas com as crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Rosely de Oliveira Macário | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Material dourado | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matématica | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.title | O uso do material dourado nos anos inicias: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização tcc Mikelle Deyse de Vasconcelos.pdf | Termo de depósito | 300.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- MIKELLE DEYSE DE VASCONCELOS (2).pdf | PDF - Mikelle Deyse de Vasconcelos | 495.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.