Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Vitória Kelly-
dc.date.accessioned2024-07-23T15:00:10Z-
dc.date.available2024-07-23T15:00:10Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32477-
dc.descriptionRODRIGUES, V. K. Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs leis que possibilitam a inclusão estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Essas políticas contribuem para que esse processo inclusivo aconteça também no ambiente educacional. No entanto, por outro lado, observamos que ainda é um desafio para o professor ensinar a alunos com alguma deficiência, especialmente os alunos autistas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo identificar os desafios que os educadores de Geografia encontram para incluir os alunos com TEA em suas aulas. Para que o trabalho fosse realizado com firmeza, foi feito uma revisão bibliográfica, apontando autores que tratam acerca do autismo, da inclusão e os desafios para ensinar aos estudantes com autismo. Dessa forma, a pesquisa é de cunho qualitativo, sendo assim, foi feito uma pesquisa de campo, através de observações na sala 3° série do ensino médio, com a presença de dois alunos autistas e entrevista com três professores de Geografia, sendo essa pesquisa realizada na Rede Estadual Prof° Itan Pereira, na cidade de Campina Grande, PB. Desse modo, os resultados contribuíram para perceber as dificuldades existentes para trabalhar de modo inclusivo. De tal modo, é primordial que se pense em uma educação inclusiva, sendo necessário repensar a formação inicial e continuada dos professores, além de preparar toda a comunidade escolar para atender alunos que possuam deficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleEnsino da geografia: os desafios da inclusão autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Kelly Rodrigues.pdfPDF - Vitória Kelly Rodrigues954.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito .pdfTermo de depósito424.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.