Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Vitória Kelly | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T15:00:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T15:00:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32477 | - |
dc.description | RODRIGUES, V. K. Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As leis que possibilitam a inclusão estão cada vez mais presentes na sociedade atual. Essas políticas contribuem para que esse processo inclusivo aconteça também no ambiente educacional. No entanto, por outro lado, observamos que ainda é um desafio para o professor ensinar a alunos com alguma deficiência, especialmente os alunos autistas. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo identificar os desafios que os educadores de Geografia encontram para incluir os alunos com TEA em suas aulas. Para que o trabalho fosse realizado com firmeza, foi feito uma revisão bibliográfica, apontando autores que tratam acerca do autismo, da inclusão e os desafios para ensinar aos estudantes com autismo. Dessa forma, a pesquisa é de cunho qualitativo, sendo assim, foi feito uma pesquisa de campo, através de observações na sala 3° série do ensino médio, com a presença de dois alunos autistas e entrevista com três professores de Geografia, sendo essa pesquisa realizada na Rede Estadual Prof° Itan Pereira, na cidade de Campina Grande, PB. Desse modo, os resultados contribuíram para perceber as dificuldades existentes para trabalhar de modo inclusivo. De tal modo, é primordial que se pense em uma educação inclusiva, sendo necessário repensar a formação inicial e continuada dos professores, além de preparar toda a comunidade escolar para atender alunos que possuam deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Nathália Rocha Moraes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | Ensino da geografia: os desafios da inclusão autista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitória Kelly Rodrigues.pdf | PDF - Vitória Kelly Rodrigues | 954.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de deposito .pdf | Termo de depósito | 424.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.