Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandao, Anna Erly de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T14:08:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T14:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32504 | - |
dc.description | BRANDÃO, Anna Erly de Souza. E se escapássemos da sala? O escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química. 2024. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino de Química, os jogos se apresentam como recursos didáticos que podem contribuir para a aprendizagem ativa e melhoria do interesse dos estudantes por esta ciência. Neste estudo, objetivamos investigar as vantagens e desafios do uso de um jogo escape room como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conteúdos químicos. Por meio de pesquisa qualitativa, analisamos as habilidades e conhecimentos de 13 (treze) estudantes do 9º ano do ensino fundamental em relação ao jogo escape room intitulado: uma caçada ao Dr. Spencer Reid. Os dados foram alcançados a partir de observações diretas durante o jogo, bem como um questionário, com 5 (cinco) questões subjetivas, proposto aos estudantes, sendo interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o jogo escape room favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades, incluindo trabalho em equipe, colaboração, gestão do tempo, planejamento e estratégias de resolução de problemas. Portanto, ao se envolverem nos desafios do escape room, os estudantes refletiram sobre conteúdos químicos, tais como: modelos atômicos, ligações químicas, ácidos e bases, organização da tabela periódica e evidências de reações químicas. Concluímos que o escape room enquanto recurso pedagógico no ensino de Química proporcionou envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimentos, além de mobilizar habilidades relevantes para a formação científica e cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | E se escapássemos da sala? o escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anna Erly de Souza Brandão.pdf | TCC - Anna Erly de Souza Brandão | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 342.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.