Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandao, Anna Erly de Souza-
dc.date.accessioned2024-07-24T14:08:24Z-
dc.date.available2024-07-24T14:08:24Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32504-
dc.descriptionBRANDÃO, Anna Erly de Souza. E se escapássemos da sala? O escape room enquanto possibilidade nas aulas de Química. 2024. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo ensino de Química, os jogos se apresentam como recursos didáticos que podem contribuir para a aprendizagem ativa e melhoria do interesse dos estudantes por esta ciência. Neste estudo, objetivamos investigar as vantagens e desafios do uso de um jogo escape room como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conteúdos químicos. Por meio de pesquisa qualitativa, analisamos as habilidades e conhecimentos de 13 (treze) estudantes do 9º ano do ensino fundamental em relação ao jogo escape room intitulado: uma caçada ao Dr. Spencer Reid. Os dados foram alcançados a partir de observações diretas durante o jogo, bem como um questionário, com 5 (cinco) questões subjetivas, proposto aos estudantes, sendo interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o jogo escape room favoreceu o desenvolvimento de várias habilidades, incluindo trabalho em equipe, colaboração, gestão do tempo, planejamento e estratégias de resolução de problemas. Portanto, ao se envolverem nos desafios do escape room, os estudantes refletiram sobre conteúdos químicos, tais como: modelos atômicos, ligações químicas, ácidos e bases, organização da tabela periódica e evidências de reações químicas. Concluímos que o escape room enquanto recurso pedagógico no ensino de Química proporcionou envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimentos, além de mobilizar habilidades relevantes para a formação científica e cidadã.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleE se escapássemos da sala? o escape room enquanto possibilidade nas aulas de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anna Erly de Souza Brandão.pdfTCC - Anna Erly de Souza Brandão1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito342.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.