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Título: A construção do processo de ensino-aprendizagem em geografia no período pós-pandemia: desafios e possibilidades através do uso de metodologias ativas
Autor(es): Lima, Renalle Christyne Silva
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino de geografia
Estágio supervisionado
Processo ensino-aprendizagem
Covid-19
Data do documento: 17-Jun-2024
Resumo: A construção do processo de ensino-aprendizagem é algo dinâmico que envolve diversos fatores que atuam, por vezes, isoladamente, mas, via de regra, articulados em uma conjuntura que se desdobra no modo como se ensina e como se aprende. Estes fatores são de diversas ordens: didático-pedagógicos, econômicos, políticos, sociais, etc. São, na verdade, forças que atuam sobre o processo educativo e, naturalmente, sobre o ensino das disciplinas escolares, a exemplo da Geografia. Ante esse cenário, há de se considerar também a incidência da excepcionalidade de eventos que também impactam sobre a educação, o ensino e a aprendizagem, seja diretamente, quando ocorrem efetivamente, seja posteriormente, enquanto consequência das mudanças que foram ocasionadas. Esse é o caso da pandemia da Covid-19 (2020 a 2022), que impactou diretamente a educação através da implementação do chamado ensino remoto e que segue agora, no período pós pandemia, repercutindo nos processos educacionais por meio das lacunas deixadas na aprendizagem dos alunos, sobretudo aqueles que foram excluídos dos meios de interação. Compreendendo assim, neste trabalho apresenta-se uma experiência de prática e pesquisa docente construída no decorrer do Componente Estágio Supervisionado em Geografia III (ESG III), ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, no período acadêmico 2023.1, e realizado através da regência em uma turma do ensino médio na ECI Félix Araújo, em Campina Grande-PB. Desta forma, o objetivo central estabelecido foi compreender as possibilidades e os desafios para a construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no período pós pandemia, tendo por base a utilização das metodologias ativas. Quanto a metodologia de pesquisa empregada, teve-se por base a abordagem qualitativa, amparada em pesquisas bibliográfica e colaborativa. Os resultados apontam que o ensino remoto deixou muitas lacunas na aprendizagem geográfica dos alunos, que passaram a apresentar, no retorno do ensino presencial, desmotivação e desinteresse. Nesta realidade, a utilização de metodologias ativas se faz necessário, comparecendo como uma estratégia para tornar o ensino de Geografia mais dinâmico e atrativo, promovendo o enfrentamento das dificuldades herdadas do ensino remoto.
Descrição: LIMA, R. C. S. A Construção do processo de ensino-aprendizagem em geografia no período pós-pandemia: desafios e possibilidades através do uso de metodologias ativas. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32552
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