Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mileny Aparecida da-
dc.date.accessioned2024-07-30T10:43:00Z-
dc.date.available2024-07-30T10:43:00Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32565-
dc.descriptionSILVA, M. A. O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como tema o papel dos jogos e brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental. Discutimos a temática explicando o que são jogos e brincadeiras, destacando sua importância na sala de aula e apresentando as perspectivas e desafios no processo de alfabetização nos anos iniciais. O objetivo geral foi o de compreender o papel e a utilização de jogos e brincadeiras no contexto da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos abordados no decorrer do trabalho são: analisar a relação entre jogos e brincadeiras e a aquisição de conhecimentos e habilidades no ambiente escolar; identificar jogos e brincadeiras que possam auxiliar no processo de alfabetização do 1º ano e analisar a interação dos alunos com jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades para a alfabetização. Utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa acompanhada por uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública do interior da Paraíba, complementada pela aplicação de uma sequência didática para analisar a prática em sala de aula em conjunto com a teoria. Utilizamos como referência teórica os trabalhos de Kishimoto (1988, 2000), Maluf (2007), Oliveira (2000), Vygotsky (1987), Wajskop (2005), Brougére (1988), entre outros. Portanto, a partir dos estudos analisados sobre a temática, concluímos que os jogos e brincadeiras são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, pois contribuem significativamente para a construção de conhecimentos necessários para essa etapa de ensino e auxiliam positivamente na aquisição de habilidades e no desenvolvimento social, físico e psíquico dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleO papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem de crianças do 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20240715-WA0046..pdfPDF - Mileny Aparecida da Silva5.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DOC-20240713-WA0054. (3).pdfTermo de depósito80.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.