Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Antônio Lázaro Souza-
dc.date.accessioned2024-07-30T10:54:01Z-
dc.date.available2024-07-30T10:54:01Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32569-
dc.descriptionSANTOS, A. L. S. Fazendo arte nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência na residência pedagógica de pedagogia. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O programa foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Advogado Otávio Amorim, localizada na cidade de Campina Grande-PB, com os alunos do 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O Programa Residência Pedagógica visa contribuir com a formação inicial dos docentes que preparam-se para trabalhar na educação básica, sendo de grande importância para que os futuros professores tenham um contato maior com o ambiente escolar e com as diversas realidades existentes em sala de aula, proporcionando subsídios para uma prática educativa consciente, valorizando o saber do aluno, e os conhecimentos que eles já possuem, contribuindo para o senso crítico do educando. A metodologia deste trabalho se pautou nas observações das interações com as crianças para a produção e execução de uma sequência didática (SD). Tais atividades foram desenvolvidas com o intuito de aplicar as aprendizagens do componente curricular de Arte, de forma interdisciplinar, dialogando com os demais componentes. Somam-se, ainda, as ações pedagógicas envolvendo emoções e sentimentos dos alunos participantes. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos voltados para o ensino de Arte por meio de Barbosa (2002, 2012 e 2021), Ujiie (2013), além de abordar o documento da BNCC (2018) e o PCN’s (1997) de Arte. Sobre a prática docente, foram utilizados os estudos de Freire (2005 e 2021). Esse trabalho contribuiu de maneira significativa para a compreensão a respeito do ensino de arte e sua importância para construção de um conhecimento interdisciplinar. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que por meio da SD e atividades realizadas, as crianças tiveram um contato maior com arte, desenvolvendo estratégias por meio do conhecimento das emoções e sentimentos que contribuíram para o trabalho em equipe e para a convivência em sala de aula, além de desenvolver um olhar sensível e crítico a respeito dos conteúdos abordados em sala.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleFazendo arte nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência na residência pedagógica de pedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio Lázaro Souza Santos.pdfPDF - Antônio Lázaro Souza Santos13.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Lázaro.pdfTermo de depósito173.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.