Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Eduarda Nunes do | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T14:14:58Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T14:14:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32582 | - |
dc.description | NASCIMENTO, M. E. N. A afetividade na mediação estagiárias - alunos: uma análise dos recursos para o agir docente em relatos de experiência. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, apoiada no contexto investigativo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009), está baseada em dois questionamentos: a) De que maneira a afetividade pode contribuir no processo de mediação do ensino, nas regências dos Estágios Supervisionados em Linguagens?; e b) Como os recursos para o agir docente podem auxiliar na construção da relação entre estagiários e alunos?. De maneira geral, tem como objetivo, investigar a afetividade na mediação entre estagiárias e alunos, em relatos de experiência, nos Estágios Supervisionados; e, de maneira específica, pretende analisar a afetividade no agir das estagiárias, a partir do uso da ferramentas coletivas, na regência das aulas de Língua Portuguesa; e investigar, no agir dessas docentes em formação inicial, a criação (ou não) de vínculos afetivos com os estudantes, através das capacidades individuais. Para isso, a base teórica está centrada nas contribuições de Tardif (2012), Sant’ana (2016), Arantes (2002), Ribeiro (2010), Vygotsky (2000) e Bronckart e Machado (2004), além de outros autores, ao discutirem sobre o Estágio Supervisionado na formação inicial, a importância da afetividade na mediação do ensino aprendizagem e os recursos para o agir docente. Embasada nessas contribuições, adota-se a abordagem qualitativo-interpretativa, do tipo documental e exploratória, utilizando, como corpus de análise, relatos de experiência produzidos por estagiárias de Letras-Português/FALLA/UEPB/Campus I. Os resultados deste estudo revelam que: no dizer individual das estagiárias, elas utilizaram ferramentas coletivas de maneira adequada, o que contribuiu para a construção de relações afetivas entre essas licenciandas e os alunos; já no dizer coletivo, essas professoras em formação, dada a sua pouca experiência em salas de aula numerosas, tiveram dificuldades para administrar suas capacidades individuais, não estabelecendo uma mediação eficaz com a turma. Conclui-se, portanto, que a mediação é essencial para promover a afetividade, e os recursos para o agir docente são fundamentais para a mediação, facilitando a construção de vínculos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant'anna | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | A afetividade na mediação estagiárias - alunos: uma análise dos recursos para o agir docente em relatos de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 106.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC PÓS BANCA - MARIA EDUARDA NUNES DO NASCIMENTO.pdf | PDF - Maria Eduarda Nunes do Nascimento | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.