Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Érick Kelvin Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T14:44:40Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T14:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32588 | - |
dc.description | COSTA, E. K. D. Da ucronia à paródia: uma leitura da obra “O Circo da Galileia” de Anacã Agra. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma análise-interpretativa de O Circo da Galileia (2022) de Anacã Agra, obra que reimagina a história de Jesus Cristo em um contexto diverso dos acontecimentos narrados no Novo Testamento bíblico, contemplando episódios desde a sua “natividade”, “missão” e “milagres” até a sua “paixão”, “morte” e “ressurreição”. A narrativa reposiciona personagens em um Brasil governado pelo Império Romano e explora um “e se” hipotético em que os judeus são exilados para o Novo Mundo e Jesus nasce na Paraíba. Ao longo do texto, percebe-se o desenvolvimento de um projeto de revolução contra os desmandos de uma classe que explora os pobres e oprimidos, tornando-se um dos principais motes do enredo. Diante disso, a pesquisa visou empreender uma leitura da obra por meio de seus elementos narrativos, a saber enredo, narrador, personagens, tempo e espaço, em face aos conceitos de ucronia e paródia. Mediante uma pesquisa bibliográfica em torno das definições de Gancho (1997) e as suas contribuições acerca dos elementos da narrativa; Santos e Oliveira (2001) para tratar das definições sobre sujeito, tempo e espaço ficcionais, Mesquita (2006) para auxiliar na visão sobre o enredo. Sobre a figura do narrador, consideramos as contribuições de Reuter (2004) e Dal Farra (1978), assim como Chaves (2019) e Hutcheon (1985) para tratar das definições de ucronia e paródia. Conclui-se que a obra utiliza humor e ironia para subverter narrativas tradicionais, destacando a diversidade narrativa e a importância da cultura local, uma vez que a prosódia regional é um dos elementos de destaque. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Monalisa Barboza Santos Colaço. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ucronia | pt_BR |
dc.subject | Paródia | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.title | Da ucronia à paródia: uma leitura da obra "O Circo da Galileia" de Anacã Agra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Da ucronia à paródia uma leitura da obra O Circo da Galileia de Anacã Agra - Érick Kelvin Dias Costa.pdf | PDF - Érick Kelvin Dias Costa | 751.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização - Érick Kelvin Dias Costa.pdf | Termo de depósito | 415.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.