Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Título: Gritos da finitude tecidos em poéticas da existência: literatura e filosofia em prosa nordestina
Autor(es): Pereira, Ana Raquel Lopes
Palavras-chave: Filosofia Crítica
Fenomenologia
Análise Textual
Consciência
Subjetividade
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Este relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no projeto de pesquisa “Consciência e Subjetividade em São Bernardo, de Graciliano Ramos, em „O Ser e o Nada‟ de Jean-Paul Sartre”. Nossa preocupação foi fazer uma análise fenomenológica da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, utilizando como principal base teórica o livro “O Ser e o Nada”. Tratou-se de analisar fatos e personagens da obra, agenciando-os a partir dos conceitos fenomenológicos para dar-lhes significados. Na análise do texto “São Bernardo”, também fizemos uso de alguns conceitos de “Esboço Para uma Teoria das Emoções” e “O Imaginário”, livros de Jean-Paul Sartre, anteriores ao “Ser e o Nada”, onde estão presentes conceitos como o de magia, o de horrível, de consciência imagética, dentre outros, que aparecerão no decorrer desse ensaio de PIBIC. Esses conceitos tornaram-se fundamentais para análise da obra em questão, pois são conceitos fenomenológicos que vêm para fundamentar nossas conclusões e nos auxiliar no processo investigativo. O alargamento da pesquisa com relação a essas obras se deu a partir da necessidade conceitual para compreender determinadas situações de “São Bernardo”. O que nos leva a entender que o caminho da pesquisa é algo sempre aberto. A pesquisa não está formatada, ela se faz no decorrer.
Descrição: Pereira, A. R. L. Gritos da finitude tecidos em poéticas da existência: literatura e filosofia em prosa nordestina. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3259
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raquel Lopes Pereira.pdfAna Raquel Lopes Pereira661.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.