Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, João Pedro Cândido | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T10:48:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T10:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32597 | - |
dc.description | LOPES, J. P. C. Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a importância da articulação entre Educação Inclusiva e livro didático, a pesquisa tem como foco a relação entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a inclusão educacional de pessoas cegas e surdas no Brasil. Ao longo do estudo, o objetivo central será avaliar o impacto da ausência de livros didáticos acessíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na qualidade da educação e na inclusão de pessoas surdas e cegas no sistema educacional. Serão investigados os seguintes aspectos: a trajetória do PNLD e sua contribuição para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva; o papel do PNLD como instrumento para promover a acessibilidade e adequação dos materiais didáticos para pessoas com deficiência; os princípios essenciais da Educação Inclusiva e sua aplicação na seleção e produção de livros didáticos e as políticas e práticas de Educação Inclusiva implementadas na produção e distribuição de materiais didáticos. A metodologia adotada será qualitativa, com ênfase em análise de conteúdo, visando compreender a fundo as experiências e desafios enfrentados por pessoas surdas e cegas em relação à acessibilidade dos livros didáticos no contexto do PNLD. É analisado o livro do ensino médio para verificar a presença de recursos como traduções em Libras e versões em Braille. A discussão acerca do livro Se liga nas linguagens complementam essa análise, fornecendo uma visão mais ampla dos desafios enfrentados por alunos cegos e surdos no contexto do PNLD. A análise identifica falhas no fornecimento de recursos adaptados, como traduções em Libras e versões em Braille, e propõe recomendações para promover uma educação inclusiva. A pesquisa destaca a necessidade de políticas que garantam acessibilidade para alunos com deficiência e a capacitação de professores para trabalhar com eles, apontando para a necessidade de uma abordagem mais equitativa no sistema educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao_Pedro_assinado_assinado.pdf | Termo de depósito | 255.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC_Joao_Pedro.pdf | PDF - João Pedro Cândido Lopes | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.