Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/326
Título: Estudo da ação antimicrobiana de extratos de plantas medicinais sobre espécies de Candida de interesse médico
Autor(es): Silva, Géssica de Souza
Palavras-chave: Extratos hidroalcoólicos
Candidíase
Antimicrobianos
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: A candidíase caracteriza-se como a infecção fúngica oportunista mais frequente, sendo a Candida albicans seu agente etiológico de maior prevalência. Este estudo objetivou avaliar a atividade antifúngica de extratos frente às espécies de Candida isoladas de infecções vulvovaginal e oral. Foram selecionadas quatro plantas medicinais: confrei (Symphytum officinale L.), melão-de-são-caetano (Momordica Charantia L.), romã (Punica granatum L.) e cravo-da-índia (Syzigium aromaticum L.), os extratos hidroalcoólicos foram formulados seguindo as recomendações da Farmacopéia Brasileira. Para avaliação da atividade antifúngica foram utilizadas cepas padrão American Type Culture Collection (ATCC) de Candida albicans (ATCC 18804), C. parapsilosis (ATCC 22019), C. krusei (ATCC 34135), C. tropicalis (ATCC 13803), C. guilhermondii (ATCC 6260), disponibilizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ – RJ). Os ensaios de avaliação da atividade antifúngica para o extrato bruto e para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) foram realizados pelo método de difusão em ágar, método cavidade-placa. Os extratos de Romã (Punica granatum L.) e Cravo-da-índia (Syzigium aromaticum L.) foram os mais ativos. A inibição do crescimento mostrou-se homogênea, havendo uma diminuição proporcional dos halos à medida que a concentração do extrato foi diminuída. Os resultados indicam os referidos extratos como opções, para obtenção de formas farmacêuticas naturais viáveis.
Descrição: SILVA, G. de S. Estudo da ação antimicrobiana de extratos de plantas medicinais sobre espécies de Candida de interesse médico. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/326
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica de Souza Silva.pdfGéssica de Souza Silva464.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.