Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Sabrina Silva-
dc.date.accessioned2024-07-31T11:03:52Z-
dc.date.available2024-07-31T11:03:52Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32607-
dc.descriptionBARBOSA, S. S. O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina de Geografia, é frequentemente compreendida como um conhecimento abstrato e sem sentido de ser, despertando pouco interesse dos alunos para seu aprendizado. Diante disso, a utilização do mapa conceitual colorido, como metodologia ativa nas aulas, junto a ferramentas tecnológicas, como: vídeos, fotos, charges e, também, o recurso do livro didático, se fazem necessário, e que as particularidades de cada aluno fazem com que seja importante e necessário mesclar os recursos metodológicos e ferramentas. Buscando uma interação mais significativa entre alunos e professores. O uso de mapas conceituais coloridos visa não apenas facilitar a compreensão dos temas geográficos, mas, também, estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e promover um aprendizado significativo. Essa metodologia, aliada ao ensino tradicional, busca dinamizar o processo educativo, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais envolvente e menos monótona. O objetivo desse trabalho é compreender como os mapas conceituais coloridos, quanto metodologias ativas, podem auxiliar na construção e entendimento dos temas geográficos nas aulas de geografia sendo com isso, alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse tipo de abordagem visa não apenas transmitir conhecimento, mas, desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender, preparando-os para um papel mais ativo na construção de sua própria educação. A metodologia deste trabalho é pautado por meio de questionários e a pesquisa é no campo qualitativo. Em que os resultados foram satisfatórios e atingidos, apesar das variáveis que permearam durante a implementação da metodologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Joana D’arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMapa conceitual coloridopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º anopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SABRINA S. B. - MODELO UEPB COM PAGINA.pdfPDF - Sabrina Silva Barbosa1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SISTEMA (1).pdfTermo de depósito350.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.