Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32607
Título: | O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano |
Autor(es): | Barbosa, Sabrina Silva |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Mapa conceitual colorido Aprendizagem significativa Metodologia ativa Metodologia de ensino |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Resumo: | A disciplina de Geografia, é frequentemente compreendida como um conhecimento abstrato e sem sentido de ser, despertando pouco interesse dos alunos para seu aprendizado. Diante disso, a utilização do mapa conceitual colorido, como metodologia ativa nas aulas, junto a ferramentas tecnológicas, como: vídeos, fotos, charges e, também, o recurso do livro didático, se fazem necessário, e que as particularidades de cada aluno fazem com que seja importante e necessário mesclar os recursos metodológicos e ferramentas. Buscando uma interação mais significativa entre alunos e professores. O uso de mapas conceituais coloridos visa não apenas facilitar a compreensão dos temas geográficos, mas, também, estimular a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e promover um aprendizado significativo. Essa metodologia, aliada ao ensino tradicional, busca dinamizar o processo educativo, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais envolvente e menos monótona. O objetivo desse trabalho é compreender como os mapas conceituais coloridos, quanto metodologias ativas, podem auxiliar na construção e entendimento dos temas geográficos nas aulas de geografia sendo com isso, alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse tipo de abordagem visa não apenas transmitir conhecimento, mas, desenvolver nos alunos a capacidade de aprender a aprender, preparando-os para um papel mais ativo na construção de sua própria educação. A metodologia deste trabalho é pautado por meio de questionários e a pesquisa é no campo qualitativo. Em que os resultados foram satisfatórios e atingidos, apesar das variáveis que permearam durante a implementação da metodologia. |
Descrição: | BARBOSA, S. S. O uso de mapas conceituais coloridos como ferramenta metodológica ativa no ensino em geografia com alunos do 7º e 9º ano. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32607 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SABRINA S. B. - MODELO UEPB COM PAGINA.pdf | PDF - Sabrina Silva Barbosa | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SISTEMA (1).pdf | Termo de depósito | 350.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.