Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3262
Título: O amor na mística feminina medieval: Mechthild de Magdeburg, Hadewijch de Amberes e Beatriz de Nazaré
Autor(es): Araújo, Roberta
Palavras-chave: Amor
União Mística
Mulheres
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Tratar do amor em sua manifestação mais intensa, vivenciado durante a união mística entre a alma humana e a essência divina. Demonstrado através da escrita de mulheres que viveram no século XIII denominadas trovadoras, pois apropria da delicadeza das canções trovadorescas para demonstrar a magnitude do seu amor, denominado Minne. Concentramos-nos no pensamento de Mechthild de Magdeburg, Hadewijch de Amberes e Beatriz de Nazaré. Estas autoras destacaram-se, dentre outras coisas, por terem escrito em língua vernácula, além de demonstrarem certa independência da igreja oficial. Pertenciam ao movimento laico das beguinas, representantes da mística que mostraram, em suas obras, valores de conduta da cavalaria, tais como honradez, nobreza e serventia. E é através das sutilezas da escrita transgressora das místicas que compreendemos a natureza do inefável.
Descrição: Araújo, P. O amor na mística feminina medieval: Mechthild de Magdeburg, Hadewijch de Amberes e Beatriz de Nazaré. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3262
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Araújo.pdfRoberta Araújo1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.