Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3267
Título: Cordel: instrumento para o filosofar
Autor(es): Teodulino, Sílvia Maria Lima
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Filosofia
Cultura Popular
Educação
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho buscou o Cordel como instrumento para as aulas de Filosofia nas salas de aula do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Constitui-se da análise, considerando aspectos em torno da filosofia e da Literatura de Cordel em que se revelam folhetos produzidos pela ocasião do referido estudo, a saber: Alceste, Da Tranquilidade da Alma, Diga sim à vida, Filosofia Antiga - em anexo. Para tanto, observa-se o currículo e a obrigatoriedade do Ensino da disciplina Filosofia para o ensino Médio nas escolas públicas brasileiras, considerando ainda a presença do Cordel como instrumento para o professor nas suas salas de aula. Parte-se da hipótese de que aspectos metodológicos no qual se pede para as aulas de Filosofia são observados em folhetos que buscam um encontro fecundo entre o cordel e a Filosofia, compreendendo a obra em cordel como forma de ação filosófica desencadeada pela performance fomentando o gosto pela Literatura de cordel nas aulas de filosofia e desta com o sentido do filosofar.
Descrição: Teodulino, S. M. L. Cordel: instrumento para o filosofar. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3267
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvia Maria Lima Teodulino.pdfSílvia Maria Lima Teodulino1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.