Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Débora Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T13:32:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T13:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688 | - |
dc.description | SOUSA, D. V de. Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este presente trabalho discorre sobre o ensino de língua portuguesa para o estudante autista e os desafios e possibilidades para o exercício do docente por meio de um questionário aplicado com professoras de português do ensino médio em sala de aula regular em uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Apresenta-se que a escola seja o local onde se desenvolvem o saber, a socialização, a capacidade cognitiva e outros aspectos. O objetivo geral é destacar os principais desafios enfrentados pelos professores de língua portuguesa no que tange a aplicação dos conteúdos para estudantes que estão no transtorno do espectro autista. Nos objetivos específicos pontuamos analisar a literatura e os marcos legais de inclusão de alunos autistas, realizar entrevista com docentes de língua portuguesa da rede básica e discutir os resultados encontrados. Como vozes teóricas utilizamos Libâneo (1998), Freire (2003), Vygotsky (2006) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar que é fundamental a personalização de aulas e atividades, mas também de formação continuadas para a compreensão das demandas dos alunos atípicos, e com isso construir um cenário educacional que contribua efetivamente para o crescimento e aprendizado, visando à inclusão e à formação integral dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.title | Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo - Débora Vieira de Sousa.pdf | Termo de depósito | 547.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Débora Vieira de Sousa.pdf | PDF - Débora Vieira de Sousa | 745.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.