Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Samara Anselmo de-
dc.date.accessioned2024-10-15T17:36:49Z-
dc.date.available2024-10-15T17:36:49Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.otherCDD 911-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32762-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Samara Anselmo de. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) e metodologias ativas na formação de professores de geografia na UEPB/Guarabira-PB. 2023. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractFormar professores qualificados com competência pedagógica para lidar com as demandas de uma sociedade imediatista é desafiante. Neste contexto, a formação inicial é um momento fundamental para a consolidação de profissionais perspicazes, conhecedores da realidade e das inúmeras alternativas metodológicas. Deste modo, com essa pesquisa, buscamos refletir sobre as tessituras que embasam as práticas, singularidades, desafios e possibilidades com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’s e Metodologias Ativas, enfatizando o seu papel na construção de uma formação inicial de professores reflexivos de Geografia na UEPB/CH. Para isso, metodologicamente, utilizamos a pesquisa participante com abordagem qualitativa, partindo de um diálogo entre o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, a qual foi construída a partir de duas perspectivas, em lócus através da realização de uma oficina pedagógica, envolvendo TDIC’s e Metodologias de Ativas como ferramenta de ensino, e por meio da aplicação de questionários semiestruturados, compartilhados pelo Google Forms. Como resultados, destacamos a percepção dos graduandos acerca das Metodologias Ativas e os principais métodos ativos de aprendizagem: sala de aula invertida, estudo de caso, instrução entre pares, aprendizagem baseada em problemas ou projetos e a gamificação. A partir disso, evidenciamos a existência de inúmeras alternativas metodológicas que podem corroborar com o saber-fazer docente e com a construção da Educação Geográfica. Desde ações manuais à práticas inovadoras presentes no digital, através de aplicativos e sites como: Landscap´Ar, True World Maps, Solar System Scope, Mentimeter, Padlet, World Box e outros. Além disso, observamos uma ampla associação entre TDIC’s e Metodologias ativas, as quais embora diversas são destacadas como estratégias que se complementam no ensejo de promover uma aprendizagem significativa centrada na participação e interação do aluno. Reiteramos ainda, que a inserção destas ferramentas desde a formação inicial amplia o repertório docente, favorece o planejamento e fornece experiências de ensino. Por fim, averiguarmos que a maioria dos participantes não se consideram totalmente habilitados para trabalhar com as múltiplas metodologias de ensino que são exigidas na contemporaneidade, sobretudo, devido ao desafio de promover uma transformação pedagógica entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento curricular-escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ramon Santos Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do professor de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTDIC’spt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) e metodologias ativas na formação de professores de geografia na UEPB/Guarabira-PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samara Anselmo de AlbuquerqueTCC - Samara Anselmo de Albuquerque3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito93.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.