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dc.contributor.authorSousa, Renaly da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-16T10:52:13Z-
dc.date.available2024-10-16T10:52:13Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32767-
dc.descriptionSOUSA, R. S. O impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras - PB. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO processo educacional no Brasil não é recente e tem relação direta com as mudanças que ocorreram na história da formação política brasileira. De nosso interesse a análise das mudanças ocorridas na Educação no que se refere ao Ensino de História entre o final do século XX e início do século XXI, temos por objetivo principal estudar as mudanças realizadas pelo projeto do Novo Ensino Médio nas Matrizes Curriculares Estaduais da Paraíba e problematizar a sua legislação mediante as diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs. Ainda em processo de adaptação a nova reforma implantada está sendo muito discutida e criticada, pois interfere na estrutura curricular gerando uma diminuição considerável em algumas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da qual a disciplina de história é uma das que são muito prejudicadas. Buscando observar se essas alterações chegaram a impactar municípios de pequeno porte objetivou-se também nessa pesquisa compreender os impactos causados pelo Novo Ensino Médio - NEM nas aulas de história nas escolas estaduais Clóvis Pedrosa e Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras- PB. Compreendendo as diferenças entre as matrizes curriculares implantadas na Paraíba, observando a percepção da comunidade escolar da cidade de Cabaceiras mediante as mudanças propostas pelo NEM. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, em conjunto com aplicação de questionários, semiestruturados com professores e alunos da rede da educação básica, em conjunto como analise de livros didáticos de antes e depois do NEM, seguido pela análise dessas informações adquiridas. Efetivamente foi possível observar divergências importantes entre as diretrizes educacionais presentes nas escolas assim como a percepção dos professores e dos alunos a respeito da aplicação e do estudo da disciplina de história já com as regras implantadas pelo NEM. Identificando os possíveis problemas que são observados pela comunidade escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Natália Santos Amorimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola em tempo integralpt_BR
dc.subjectCabaceiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais - DCNspt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médio - NEMpt_BR
dc.titleO impacto do novo ensino médio nas aulas de história: um estudo de caso no município de Cabaceiras-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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