Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32768
Título: O cuidado de si na poética de Ryane Leão
Autor(es): Silva, João Vitor Lima
Palavras-chave: Poesia contemporânea
Ética
Análise literária
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: No contexto histórico contemporâneo da cultura popular da internet, em que surge, na plataforma da rede social Instagram, uma nova modalidade para o fazer literário poético denominado ‘’instapoesia’’ (PÂQUET, 2019), ascende a poetisa Ryane Leão e sua escrita do amor próprio e autocuidado. A autora apresenta uma faceta de sua poética dedicada ao que é chamado, na antiguidade greco-romana, de prática do cuidado de si. Foucault (1985; 1988; 1997; 2004; 2010) descreve e analisa os sistemas de pensamento que elaboram a ética do cuidado de si, destacando quais sujeitos podem praticá-lo, a partir de quais condutas e em quais períodos da sua existência. Portanto, esta monografia tem como objetivo comparar e descrever as diferenças entre o cuidado de si contemporâneo e antigo existentes nas obras Tudo Nela Brilha e Queima e Jamais peço desculpas por me derramar, de Ryane Leão (LEÃO, 2017; 2019), tendo como base Foucault (2010), Sêneca (2014) e Epicteto (2021). Os resultados da análise descritivo-comparativa mostram a noção de conversão a si mesmo como uma semelhança fundamental nas obras de Leão e nos textos dos filósofos; porém, na poética, são encontradas mudanças importantes na relação do sujeito com a verdade, e mais drasticamente na relação entre ele e um mestre do cuidado de si. Na introdução, é contextualizado o surgimento da instapoesia e da poética de Ryane Leão. O capítulo subsequente, “O cuidado de si”, apresenta a definição de cuidado de si, a sua história e de seus sujeitos praticantes. O terceiro capítulo se debruça na análise da obra poética de Ryane Leão a partir dos termos do cuidado de si. Por fim, as considerações finais encerram a análise comparativo-descritiva, mostrando os achados que diferenciam o cuidado de si contemporâneo em relação ao antigo. Concluímos que a poetisa contribui para a arte de existência das práticas de si, revelando a capacidade da poesia enquanto uma forma de curar e transformar o sujeito ledor (e o escritor), que apreende para si esse fazer literário.
Descrição: SILVA, J. V. L. O cuidado de si na poética de Ryane Leão. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32768
Aparece nas coleções:2383 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito404.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - João Vitor Lima Silva.pdfPDF - João Vitor Lima Silva485.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.