Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32769
Título: | Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA) |
Autor(es): | Barbosa, Aryella Karen Lima |
Palavras-chave: | Educação Permanente de Jovens e Adultos - EPJA Ensino de língua espanhola Língua estrangeira |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Resumo: | A educação de jovens e adultos se concentra em proporcionar processos formativos a pessoas que estão fora da idade convencional para a educação formal, abordando diversas realidades sociais e adaptando-se a necessidades específicas de aprendizagem. Desta forma, este estudo apresenta como os métodos de ensino podem ser utilizados através de diferentes possibilidades didáticas e interdisciplinares para os estudantes cumprir exigencias do público em questão. Nesse sentido, esta pesquisa também é qualitativa uma vez que deseja explicar as interrogantes que surgem ao longo da sua elaboração. (Fonseca, 2002, p.31). Além disso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EPJA) na Latinoamérica, com ênfase no Brasil e especificamente no estado/província da Paraíba. Por sua vez, os objetivos específicos incluem refletir sobre as vantagens e desafios do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto da EPJA; explicar quais são os métodos (audiovisual e audiolingual), bem como suas contribuições para os aprendizes brasileiros nas aulas de ELE, sob uma perspectiva interdisciplinar e afetiva. A abordagem metodológica foi do tipo bibliográfica. Para isso, baseamo-nos nos estudos de Freire (1996), referência na área pedagógica; Barros (2015) para os métodos e abordagens de aprendizagem de línguas estrangeiras; Arnold (2015) que aborda estratégias afetivas; Alexopoulou (2012) em Linguística Aplicada, e BOVO (2004) em estratégias interdisciplinares. Os resultados mostram que os métodos audiolingual e audiovisual dialogam com as necessidades dos alunos em nível de alfabetização, além de proporcionarem ao professor diversas oportunidades de desenvolvimento de aula, com o objetivo de promover aulas com conteúdos interdisciplinares e dinâmicos, como a utilização de telenovelas e microcontos que dialoguem de forma significativa com a vivência do estudante. |
Descrição: | BARBOSA, A. K. L. Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32769 |
Aparece nas coleções: | 2385 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito (2).pdf | Termo de depósito | 974.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Aryella Karen Lima Barbosa.pdf | PDF- Aryella Karen Lima Barbosa | 534.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.