Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32798
Título: O exôdo rural no Sítio Mufumbo, Belém-PB.
Autor(es): LIRA, Julliane Rodrigues de
Palavras-chave: Esvaziamento demográfico
Dinâmica demográfica.
Belém-PB
Sítio Mufumbo
Êxodo rural
Data do documento: 25-Set-2024
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo entender os fatores que influenciaram o êxodo rural do Sítio Mufumbo, município de Belém-PB. A escolha dessa temática, deve-se ao fato de residir na comunidade e observar ao decorrer dos anos o esvaziamento significativo da comunidade. Decidiu-se por utilizar como categoria de análise as transformações econômicas nos espaços urbanos e rurais. Refere-se a um estudo de caso, em que os instrumentos de pesquisas utilizados revisão bibliográfica, observação in lócus, realização de conversas informais e a aplicação de questionários direcionados a uma amostragem de pessoas que moravam no Sítio Mufumbo. Percebe-se que a falta de oportunidade e a procura por uma qualificação profissional, provocaram o êxodo rural da comunidade. Dessa maneira, o campo foi ficando vazio ao longo do tempo, gerando uma solidão no campo. Portanto, indubitavelmente é necessário nas esferas municipal, estadual e federal, a criação de políticas públicas para a permanência do homem no campo, contribuindo assim para a diminuição do esvaziamento demográfico.
Descrição: LIRA, Julliane Rodrigues de. O exôdo rural no Sítio Mufumbo, Belém-PB. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32798
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Julliane Rodrigues de LiraTCC - Julliane Rodrigues de Lira1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.