Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32818
Título: Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina de metodologia do ensino de geografia na UEPB, Campus III
Autor(es): Leite, Macilene Pereira
Palavras-chave: Ensino superior
Metodologia do ensino de Geografia
Programa de monitoria
Formação de professores de Geografia
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: Construir uma boa formação durante o curso de licenciatura é fundamental para o futuro profissional que ingressa na carreira docente e deseja tornar sua prática pedagógica significativa e inovadora. Nesse ínterim, é importante contar com programas ofertados pelas universidades públicas, bem como o Programa de Monitoria, que proporciona de tal maneira, uma aproximação e experiência com a prática docente. Assim, a presente pesquisa tem como propósito, compreender as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Metodologia do Ensino de Geografia I e II (MEG I e II) na formação inicial de professores de Geografia no curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus III, Guarabira/PB. Desse modo, para elaboração da pesquisa, foi realizado o levantamento bibliográfico por meio de artigos, livros, relatório final da monitoria, tendo como marco teórico:Pontuschkaet al (2009) e Libâneo (2013). Foi feita uma pesquisa documental em editais, resoluções e naLei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB). Metodologicamente optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante-exploratória, a fim de analisar os dados coletados, para isso, utilizou-se o formulárioonline, através do Google formscom perguntas estruturadas para um total de seis estudantes entre os meses de julho e agosto de 2023, os quais foram enviados para os discentes ex-monitores de MEG I e II nos semestres 2021.1/2021.2 (noturno) e 2022.1/2022.2 (vespertino)no Whatsapp. Diante disso, é perceptível o quanto o Programa de Monitoria contribuiuna disciplina de MEG I e II na UEPB/CH, de igual modo, no ato da reflexão e práticas pedagógicas no processo de formação inicial docente dos ex-monitores, por meio da experiência da jornada de trabalho do profissional docente,desde o planejamento até a execução das atividades metodológicas, significativas e inovadoras a partir de recursos acessíveis e lúdicos em conjunto com a professora-supervisora da monitoria, discente-monitor eos discentes-monitorados. Assim, conclui-semediante a pesquisa, que a participação de monitores no programa de monitoria é de extrema importância para enriquecer a carreira docente do futuro docente de Geografia.
Descrição: LEITE, Macilene Pereira. Contribuições da monitoria acadêmica na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia na UEPB, Campus III. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32818
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Macilene Pereira LeiteTCC - Macilene Pereira Leite84.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.