Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32886
Título: | Interação entre adultos e crianças no percurso da aquisição da linguagem: uma revisão de literatura |
Autor(es): | Farias, Laryssa Tatyane da Silva |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Crianças quilombolas Socialização Socialização da linguagem |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Resumo: | A aquisição da linguagem é uma área multifacetada, e entre as pesquisas que se debruçam sobre a fala da criança, estão as de vertente dialógico-discursiva. No entanto, ainda há uma lacuna na literatura científica no âmbito dessas pesquisas, a saber, há poucas investigações sobre a socialização da linguagem e a interação de crianças quilombolas do Brasil. O objetivo deste trabalho é mapear e sintetizar os estudos sobre essa socialização da linguagem de crianças quilombolas, observando padrões, lacunas e direcionamentos para futuras pesquisas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo revisão de literatura. Pautamo-nos nos estudos de Ochs e Schieffelin (2011), que discutem a socialização da linguagem no âmbito do papel da linguagem e outros sistemas semióticos na reprodução e inovação cotidiana da ordem social e do conhecimento cultural, assim como em Del Ré (2021), considerando a heterogeneidade constitutiva da interação discursiva ao se analisar a fala da criança. Nesta etapa, a literatura tem orientado o entendimento de que a socialização da linguagem – por meio dos gêneros discursivos – em crianças quilombolas perpassam os valores sociais de cada Quilombo assim como intercruzamento com outros espaços de interação que essas crianças participam. Os resultados obtidos pela revisão da literatura contribuem com um mapeamento das pesquisas que abarcam aquisição de linguagem na perspectiva de que a criança entra na língua por meio de gêneros discursivos que estão em circulação nos meios sociais dos quais ela participa, apresentando uma síntese das perspectivas teórico-metodológicas elencadas nos estudos recuperados na busca, principais contribuições e lacunas sobre essa temática. Também pode-se ter que as pesquisas foram feitas no estado do Pará devido ao grande número de quilombolas vivenciando em territórios quilombolas. A socialização das crianças com seus pares diz respeito às brincadeiras fazendo com que elas possam vivenciar a cultura de sua comunidade. |
Descrição: | FARIAS, Laryssa Tatyane da Silva. Interação entre adultos e crianças quilombolas no percurso da aquisição da linguagem. 2024. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em aquisição da linguagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32886 |
Aparece nas coleções: | III - EALOE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Laryssa Tatyane da Silva Farias | TCC - Laryssa Tatyane da Silva Farias | 3.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 5.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.