Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3292
Título: O Crescimento urbano e os impactos causados ao meio ambiente na cidade de Passa e Fica-RN
Autor(es): Jesuíno, João Edson Trajano
Palavras-chave: Crescimento urbano
Urbanização
Impactos ambientais
Data do documento: 1-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho envolve discussões relativas ao crescimento urbano e os impactos causados ao meio ambiente na cidade de Passa e Fica-RN. Tem como objetivo geral analisar o processo de expansão urbana e os impactos decorrentes dessa expansão no ambiente local, no período de 1991 a 2013. Como objetivos específicos pretende explicar como acontece a expansão urbana na cidade de Passa e Fica; mostrar os pontos negativos e positivos dessa expansão; entender como a expansão urbana pode alterar o meio ambiente local; identificar os impactos ambientais causados localmente e mostrar a importância da preservação ambiental. Em Passa e Fica, o crescimento urbano ocorre com a ação do Poder Público, promovendo infra-estrutura, assim como também do mercado imobiliário, através dos loteamentos. A demanda cada vez maior pelo espaço urbano, trás diversos problemas ao meio ambiente, principalmente em cidades que não planejam seu crescimento. Para atingirmos os objetivos propostos nesse trabalho, utilizamos pesquisa bibliográfica, mas também fomos a campo aplicar questionários aos moradores da cidade, observar e fotografar a paisagem passa-fiquense. Apesar da mídia televisiva mencionar frequentemente sobre impactos ambientais, os moradores de Passa e Fica, ainda compreendem muito pouco a respeito dessa temática. Parte daí a necessidade de uma Educação Ambiental voltada para a sociedade, fazendo com que a mesma possa dar a sua parcela de contribuição, junto ao Poder Público, em prol de uma Sustentabilidade Ambiental. A compreensão de tais impactos ajuda a transformar a sociedade em defensores da natureza.
Descrição: JESUÍNO, J. E. T. O Crescimento urbano e os impactos causados ao meio ambiente na cidade de Passa e Fica-RN. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3292
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Edson Trajano Jesuíno.pdfJoão Edson Trajano Jesuíno1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.