Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Queiroz, Clariana Ferreira Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T22:56:21Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T22:56:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921 | - |
dc.description | QUEIROZ, Clariana Ferreira Leite de. Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade investigar os desafios enfrentados pelos professores na educação e como realizam estratégias adaptadas que utilizam em sua prática metodológica para o ensino educacional de alunos com deficiências em instituições públicas. O foco principal está nos docentes, que diariamente lidam com esses desafios em sua jornada de trabalho. O objetivo geral é analisar a contribuição dos professores no processo de aprendizagem dos estudantes atípicos em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. O trabalho visa compreender as visões dos autores, Monteiro (2018), Sanches (2005), Carvalho (2011), Ropoli, Mantoan, Santos, Machado (2010), Lima (2006), Oliveira (2007) e documentos normativos como a LDB (1996), LBI (2015), Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1998), Decreto (2004), sobre as principais táticas e planejamentos para garantir um ensino de qualidade a todos. Essa exposição mostrará os resultados obtidos e apontará os procedimentos metodológicos utilizados pelos docentes. Além disso, é válido salientar a importância de trabalhar com uma variedade de profissionais e especialistas para garantir a inclusão desses alunos, reconhecendo o quão é difícil um ambiente escolar sobrecarregado. Por fim, é considerável ressaltar que este trabalho será de grande magnitude para esse estudo pedagógico e para os profissionais da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva. | pt_BR |
dc.subject | Desafios enfrentados. | pt_BR |
dc.subject | Formação docente. | pt_BR |
dc.subject | Profissionais especializados | pt_BR |
dc.title | Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental i diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Clariana Ferreira Leite de Queiroz | TCC - Clariana Ferreira Leite de Queiroz | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.