Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Clariana Ferreira Leite de-
dc.date.accessioned2024-11-26T22:56:21Z-
dc.date.available2024-11-26T22:56:21Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921-
dc.descriptionQUEIROZ, Clariana Ferreira Leite de. Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade investigar os desafios enfrentados pelos professores na educação e como realizam estratégias adaptadas que utilizam em sua prática metodológica para o ensino educacional de alunos com deficiências em instituições públicas. O foco principal está nos docentes, que diariamente lidam com esses desafios em sua jornada de trabalho. O objetivo geral é analisar a contribuição dos professores no processo de aprendizagem dos estudantes atípicos em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. O trabalho visa compreender as visões dos autores, Monteiro (2018), Sanches (2005), Carvalho (2011), Ropoli, Mantoan, Santos, Machado (2010), Lima (2006), Oliveira (2007) e documentos normativos como a LDB (1996), LBI (2015), Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1998), Decreto (2004), sobre as principais táticas e planejamentos para garantir um ensino de qualidade a todos. Essa exposição mostrará os resultados obtidos e apontará os procedimentos metodológicos utilizados pelos docentes. Além disso, é válido salientar a importância de trabalhar com uma variedade de profissionais e especialistas para garantir a inclusão desses alunos, reconhecendo o quão é difícil um ambiente escolar sobrecarregado. Por fim, é considerável ressaltar que este trabalho será de grande magnitude para esse estudo pedagógico e para os profissionais da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectDesafios enfrentados.pt_BR
dc.subjectFormação docente.pt_BR
dc.subjectProfissionais especializadospt_BR
dc.titleOs desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental i diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clariana Ferreira Leite de QueirozTCC - Clariana Ferreira Leite de Queiroz1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.