Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921
Título: Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental i diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência
Autor(es): Queiroz, Clariana Ferreira Leite de
Palavras-chave: Educação inclusiva.
Desafios enfrentados.
Formação docente.
Profissionais especializados
Data do documento: 12-Nov-2024
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade investigar os desafios enfrentados pelos professores na educação e como realizam estratégias adaptadas que utilizam em sua prática metodológica para o ensino educacional de alunos com deficiências em instituições públicas. O foco principal está nos docentes, que diariamente lidam com esses desafios em sua jornada de trabalho. O objetivo geral é analisar a contribuição dos professores no processo de aprendizagem dos estudantes atípicos em sala de aula. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. O trabalho visa compreender as visões dos autores, Monteiro (2018), Sanches (2005), Carvalho (2011), Ropoli, Mantoan, Santos, Machado (2010), Lima (2006), Oliveira (2007) e documentos normativos como a LDB (1996), LBI (2015), Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1998), Decreto (2004), sobre as principais táticas e planejamentos para garantir um ensino de qualidade a todos. Essa exposição mostrará os resultados obtidos e apontará os procedimentos metodológicos utilizados pelos docentes. Além disso, é válido salientar a importância de trabalhar com uma variedade de profissionais e especialistas para garantir a inclusão desses alunos, reconhecendo o quão é difícil um ambiente escolar sobrecarregado. Por fim, é considerável ressaltar que este trabalho será de grande magnitude para esse estudo pedagógico e para os profissionais da educação.
Descrição: QUEIROZ, Clariana Ferreira Leite de. Os desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental diante do cenário atual da educação inclusiva para alunos com deficiência. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32921
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clariana Ferreira Leite de QueirozTCC - Clariana Ferreira Leite de Queiroz1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.