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dc.contributor.authorFernandes, Larissa Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-26T23:40:27Z-
dc.date.available2024-11-26T23:40:27Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 372.412-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32925-
dc.descriptionFERNANDES, Larissa Oliveira. A literatura infantil no ciclo de alfabetização: um caminho possível para a aprendizagem da leitura e escrita. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz como temática central a literatura infantil e sua possível utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivo geral: analisar as contribuições da literatura infantil para a aprendizagem da leitura e escrita da língua portuguesa no ciclo de alfabetização e como objetivos específicos: discutir como a literatura infantil pode despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita no ciclo de alfabetização; investigar o papel da literatura infantil no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no ciclo de alfabetização; identificar a utilização da literatura infantil por professores do ciclo de alfabetização no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita da língua portuguesa. Para aprofundar a temática, esta investigação teve apoio teórico de obras que refletem sobre a definição, características e trajeto histórico da literatura infantil, evidenciando que é um gênero que acompanhou a consolidação do conceito da infância, sendo feita para essa fase (Lajolo; Zilberman, 2007; Zilberman, 2012; Coelho, 2000). Associado a isso, discorreu-se sobre as contribuições da literatura infantil para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças e sua utilização na sala de aula (Amarilha, 2002; Cadermatori, 2010; Cavalcanti, 2009), bem como sobre o percurso histórico da alfabetização no Brasil, destacando seus desafios e mudanças ao longo do tempo. Enquanto percurso metodológico, esta investigação apresentou vinculação à abordagem qualitativa (Minayo; Deslandes, 2002), tendo sido realizada uma pesquisa de campo no município de Alagoinha, localizado na região do brejo paraibano. Enquanto instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com professoras da rede pública municipal que atuavam nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. A análise dessas entrevistas foi produzida tendo por base a Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin (2004). Os resultados demonstraram que as docentes reconhecem o caráter lúdico e educativo da literatura infantil, pontuando suas contribuições na aprendizagem dos alunos. As colaboradoras da pesquisa também promovem o acesso às obras de formas distintas, mas planejadas, realizando sua inclusão nas aulas em suas turmas, seja de forma recreativa ou para facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares na alfabetização. Verifica-se também que a escola é um importante ambiente para possibilitar esse trabalho, através da biblioteca. A literatura infantil, portanto, emerge como um recurso valioso, capaz de transformar a experiência de aprendizagem e contribuir significativamente para a formação de leitores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Julia Carvalho de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.titleA literatura infantil no ciclo de alfabetização: um caminho possível para a aprendizagem da leitura e escritapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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