Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32937
Título: | O uso do jogo de xadrez em aulas de Matemática do Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Nóbrega, Vinicius Alves da |
Palavras-chave: | Jogo de Xadrez Educação Matemática Sala de aula |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar a importância do uso do jogo de Xadrez como um meio de aprendizado em sala de aula, voltado para a educação matemática. Para enfatizar os benefícios da aplicação do Jogo de Xadrez na sala de aula foi destacado no segundo capítulo, brevemente, sobre a importância dos jogos na Educação e em específico na Educação Matemática, de maneira a evidenciar uma metodologia de aula diferente do habitual. Trazemos também um pouco da história do Xadrez e suas regras, para nos familiarizar com o tema e deixarmos em evidência a sua ligação com a Matemática desde séculos atrás. Para complementar, apresentamos alguns relatos do uso do Jogo de Xadrez e suas aplicações na sala de aula, juntamente com a descrição do professor e sua turma sobre a experiência. Além disso, discorremos um pouco sobre o Jogo de Xadrez como uma modalidade esportiva na escola. Abordamos por fim, o uso do Jogo de Xadrez na sua versão física e digital por meios de aplicativos na educação matemática e seus usos na sala de aula, na forma de três propostas didáticas. As perguntas que nortearam o desenvolvimento do nosso trabalho foram: Qual a importância de se trabalhar jogos de maneira didática na sala de aula de Matemática? Como podemos explorar o tabuleiro de Xadrez para o uso didático? Como podemos utilizar o Jogo de Xadrez para apresentar conteúdos matemáticos de uma maneira lúdica para os alunos? Com isso, podemos afirmar que o jogo de Xadrez e a Matemática caminham lado a lado. Existem inúmeros conteúdos matemáticos que podem ser explorados com o Jogo, além de uma grande variedade de aplicações em sala de aula, trazendo à tona todos os benefícios, como o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas, do pensamento crítico, intelecto e social dos alunos. |
Descrição: | NÓBREGA, Vinicius Alves da. O uso do jogo de Xadrez em aulas de Matemática do Ensino Fundamental II. 2024. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32937 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vinicius Alves da Nobrega.pdf | TCC - Vinicius Alves da Nobrega | 999.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 250.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.