Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pequeno, Vitoria Danielle Candido | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T13:51:46Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T13:51:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33006 | - |
dc.description | PEQUENO, Vitoria Danielle Candido. Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa busca propor uma atividade mediada pela Desmos como sendo uma plataforma digital educativa para o estudo da Geometria Analítica, investigando quais implicações terão ao usar suas ferramentas para o ensino da Matemática e, mais precisamente, para o ensino da Geometria Analítica. Tem como objetivo explorar como as ferramentas da Plataforma Desmos podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria Analítica. Visamos o desenvolvimento de uma proposta didática mediada por Tecnologias Digitais, via Plataforma Desmos, para a 3ª série do Ensino Médio. Discutimos as potencialidades das Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, como mais um importante recurso didático digital aliado a sala de aula, mediante um planejamento pedagógico cuidadoso. A escolha da Desmos seu deu por ela ser uma plataforma gratuita e de fácil acesso, disponível para todos aqueles que querem aprender Matemática de um jeito divertido e dinâmico. Foi realizado um estudo introdutório sobre os conceitos da Geometria Analítica que foram utilizados dentro atividade construída, abordando ainda seus destaques históricos. O trabalho teve como metodologia a pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa propositiva bibliográfica, na qual estuda as possibilidades educacionais sem a necessidade de ser aplicada, como foi o caso deste, na qual poderá ser dada continuidade através da elaboração de um Produto Educacional, em uma futura pesquisa de Mestrado. Por fim, permite que o aluno desenvolva habilidades além do pensamento matemático, como melhorar a interpretação e a visualização de textos e gráficos, além de os tornarem participantes ativos no processo de construção da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Calculadora gráfica Desmos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Geometria analítica via Desmos: uma proposta didática mediada por tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitoria Danielle Candido Pequeno.pdf | TCC - Vitoria Danielle Candido Pequeno | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Vitoria Danielle Candido.pdf | Vitoria Danielle Candido | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.