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Título: Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de emancipação humana
Autor(es): Silva, Gessica Oliveira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Emancipação humana
Educação transformadora
Paulo Freire
Data do documento: 25-Nov-2024
Resumo: O presente estudo desenvolve um conjunto de reflexões acerca da EJA - Educação de Jovens e Adultos, ilustrando o início desse nível de ensino, os desafios do analfabetismo adulto no Brasil, bem como reflexões sobre essa modalidade educativa na perspectiva da emancipação humana. Nesse sentido, essa pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, tem como objetivo analisar a relação entre a EJA e os processos educativos que permitam a autonomia e a emancipação dos sujeitos que nela ingressam. Teoricamente o estudo dialoga com autores, como: Freire (2001), Pelandré (2002), Souza (2002), Brandão (2014), Cananéa (2023) e outros. Os resultados, apontam para o reconhecimento da contribuição dessa modalidade para os processos de aprendizagens pautados nos princípios de uma educação transformadora, humana, libertadora e emancipatória, por meio da qual o sujeito possa transformar a sua realidade através dos estudos. Assim, quer seja retornando à escola ou iniciando os estudos, esses alunos poderão mudar a si mesmos e com isso, mudar o mundo.
Descrição: SILVA, Oliveira Gessica. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de emancipação humana. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão De Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33029
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