Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3313
Título: O monitoramento do e-mail corporativo pelo empregador e a relativização dos direitos à intimidade e privacidade do empregado
Autor(es): Lemos, Aline Danielle Araújo
Palavras-chave: Direito trabalhista
Poder diretivo
Privacidade
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: A utilização da internet bem como do correio eletrônico, tem provocado profundas modificações no ambiente laboral e nas relações entre empregado e empregador. Tais transformações acabaram por repercutir no mundo jurídico, em especial, diante do monitoramento do correio eletrônico e do controle dos acessos à internet por parte do empregador no pleno exercício de seu poder diretivo. Atualmente essa conduta fiscalizatória tem configurado uma questão polêmica para a Justiça do Trabalho brasileira em razão dos diversos princípios norteadores do ordenamento jurídico pátrio e da inexistência de lei, de estudo doutrinário conclusivo, ou de proposta legislativa específica que estejam direcionados para a proteção da intimidade e da privacidade do trabalhador diante do uso da correspondência eletrônica no ambiente do trabalho. A despeito dos argumentos favoráveis ao monitoramento do e-mail corporativo, fundamentados na existência do contrato de trabalho celebrado com o obreiro e que gera a subordinação jurídica deste, e ainda sendo o tomador dos serviços o detentor da propriedade dos equipamentos eletrônicos utilizados na atividade laboral, insurge a discussão acerca da violação aos direitos à intimidade e à privacidade, que podem sofrer afronta mediante o risco de o empregador atuar com potencial de ultraje à esfera da dignidade da pessoa do empregado. Neste sentido, imperiosa se faz a análise a respeito do tratamento que deve ser dispensado ao trabalhador, direcionado, acima de tudo, para a preservação da sua personalidade e, por fim, a exposição de teses mais moderadas que possibilitem o monitoramento do e-mail corporativo, desde que determinados requisitos sejam respeitados pelo empregador.
Descrição: LEMOS, Aline Danielle Araújo. O monitoramento do e-mail corporativo pelo empregador e a relativização dos direitos à intimidade e privacidade do empregado . 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3313
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Danielle Araújo Lemos.pdfAline Danielle Araújo Lemos472.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.